Sócios foram informados na última Assembleia Geral


A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela pode vir a agregar a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital. Na última Assembleia Geral de 2018 os sócios foram informados de que a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital pretende negociar a fusão com outras Caixas, entre as quais a Serra da Estrela.
Actualmente, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, com sede em Seia, integra 15 agências (Arcozelo da Serra, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Freixedas, Gouveia, Guarda, Loriga, Manteigas, Paranhos da Beira, Pinhel, Pínzio, São Romão, Seia, Trinta e Vila Nova de Tázem). Da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital fazem parte as agências de Avô, Ervedal da Beira, Oliveira do Hospital e Vendas de Galizes.
O jornal A Guarda apurou que, no processo de fusão em curso, “a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela foi convidada para apresentar uma proposta, assim como foram convidadas outras caixas”.
O convite de fusão partiu da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital mas “o processo ainda está muito embrionário”. Apesar do processo estar a decorrer e do convite ter sido lançado “o processo de fusão é muito demorado e obedece a regras muito específicas”.
A proximidade com os clientes é apontada como “a grande vantagem” dos clientes da Caixa de Crédito Agrícola. Na Guarda, por exemplo, “o balcão está no centro da cidade e virado para todas as áreas de negócio”.
O Grupo Crédito Agrícola é um Grupo Financeiro de âmbito nacional, que integra a Caixa Central - Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, C.R.L., as 80 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo suas Associadas, as empresas de serviços auxiliares participadas, directa ou indirectamente, pela Caixa Central, e ainda a FENACAM - Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, F.C.R.L., instituição de representação cooperativa e prestadora de serviços especializados ao Grupo, com um total de 656 Agências em todo o território nacional.
A Caixa Central é uma Instituição de Crédito sob a forma de cooperativa, a qual constitui, em conjunto com as 80 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo suas Associadas, o Sistema Integrado de Crédito Agrícola Mútuo (SICAM).
A Caixa Central é o organismo central do SICAM, tendo os poderes de intervenção e de fiscalização das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo suas Associadas nos aspectos administrativo, técnico e financeiro e da sua organização e gestão.
Com mais de 350 mil Associados e 1.000.000 Clientes, o Grupo Crédito Agrícola é um dos principais grupos financeiros portugueses.
A actividade do Grupo Crédito Agrícola tem como base de sustentação as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, verdadeiras entidades dinamizadoras das economias locais, que com a sua autonomia e integração nas respectivas regiões, conhecem em profundidade as realidades do respectivo tecido empresarial e económico e os desafios que se colocam para o progresso económico-social a nível local.