Categoria Regional , Dão – Beira Interior


“Este prémio é o reconhecimento do esforço que temos desenvolvido em apresentar os vinhos associados a bons pratos gastronómicos”, disse Pedro Nobre, gerente do espaço “Nobre Vinhos e Tal”, na Guarda, depois de conhecer os resultados da primeira edição do concurso “Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal”, promovido pela Revista de Vinhos - A Essência do Vinho, com o apoio da VINALDA.
O espaço “Nobre Vinhos e Tal”, que funciona nas imediações da porta principal da Sé da Guarda como wine bar, restaurante e garrafeira, foi “distinguido pela Revista de Vinhos por apresentar a melhor carta e o melhor serviço de vinhos, em Portugal, na categoria de Prémio Regional”.
Pedro Nobre recebeu o prémio, segunda-feira, dia 5 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, durante o evento “Encontro com Vinhos e Encontro com Sabores”.
A carta de vinhos do espaço “Nobre Vinhos e Tal” é revestida a burel, feito na empresa Ecolã, do empresário João Clara, e os vinhos são apresentados com referência ao produtor, castas, enologia, teor alcoólico, preço e uma breve descrição.
O espaço wine bar, restaurante e garrafeira “Nobre Vinhos e Tal” abriu a 24 de Agosto de 2017 e, actualmente, tem 325 referências de vinho. A garrafeira está aberta de segunda-feira a sábado, das 16.00 às 24.00 horas.
Pedro Nobre disse ao Jornal A GUARDA que tem sido gratificante trabalhar naquele espaço onde as pessoas “pedem, com mais frequência, referência dos vinhos da Beira Interior e do Douro”. Lembra a satisfação das pessoas que depois de experimentarem o serviço lhe dão os parabéns pela casa que classificam como “um verdadeiro hino ao vinho”.
Para dar novo impulso ao negócio, Pedro Nobre vai participar na QWine, na China, de 16 a 24 de Novembro, em representação dos vinhos Vale de Esgueva, InCulto e Vale de Pios. Nesta Feira Mundial haverá vinhos da Europa, América (Sul e Norte), Austrália e África do Sul.
O Concurso “Melhor Carta e Serviço de Vinhos em Portugal” foi aberto a todos os restaurantes e Wine Bars do país, com o objectivo de identificar e distinguir 45 estabelecimentos, em todas as regiões vitivinícolas.
Além de notoriedade nacional, os vencedores tiveram direito a um diploma, selo de reconhecimento e destaque na Revista de Vinhos, numa secção própria criada para o efeito. Ao longo do ano, a revista vai publica todos os restaurantes constantes no ranking nacional.
O Prémio Absoluto de Melhor Carta e Serviço de Vinhos 2018 foi para “The Yeatman”, no Porto. Na categoria Nacional foram distinguidos: Beef & Wine, Dop, Jncquoi e Varanda; e na categoria Regional: Café Alentejo (Évora), Doc (Douro), Nobre Vinhos e Tal (Guarda), Rei dos Leitões (Bairrada) e Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel).