Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior


O Concurso de Gastronomia e Vinhos Beira Interior Gourmet 2021, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, distinguiu melhores restaurantes da região numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, no grande auditório Teatro Municipal da Guarda. O evento contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa que destacou o vinho e a gastronomia como “grandes embaixadores” dos territórios da região da Beira Interior e o resultado do trabalho dos diferentes actores locais.
“Este trabalho de união, introduzindo conhecimento, tem sido absolutamente determinante quer na qualidade intrínseca dos vinhos, quer na qualidade dos produtos turísticos, o enoturismo, quer depois no valor que o consumidor também percepciona destes produtos e, depois, do seu consumo e do valor que o vinho da Beira Interior passa a ter quer na nossa mente, enquanto consumidores, quer no valor que depois efectivamente pagamos no mercado”, disse Ana Abrunhosa.
Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, disse que a Beira Interior é uma região “diferenciadora pela qualidade dos seus produtos” e um “dínamo activador da dinâmica das empresas e dos empresários”.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, referiu que o enoturismo “é muito importante para atrair cada vez mais pessoas, para o concelho e para a região”.
Na cerimónia foram entregues os prémios aos vencedores desta segunda edição do Beira Interior Gourmet: melhor restaurante - Alkymia (Covilhã), melhor harmonização vinho e comida - Soadro (Valhelhas - Guarda), melhor sobremesa - Taverna da Matilde (Figueira de Castelo Rodrigo), melhor prato - Adega dos Apalaches (Oleiros), melhor entrada - Alquimia/H2otel (Covilhã), melhor serviço de vinhos - A Colmeia (Guarda), melhor carta de vinhos - Nobre e Vinhos e Tal (Guarda) e melhor espaço - Convento de Belmonte (Belmonte).
O júri também atribuiu dois prémios especiais, com o nome do ‘chef’ Valdir Lubave (falecido em 2021) aos ‘chefs’ Mário Rui Ramos e Júlio Fernandes.
À semelhança da edição inaugural de 2020, o júri composto por especialistas de grande nível percorreu a região ao longo de mais de dois meses visitou presencialmente todos os restaurantes a concurso, alcançado um número recorde de adesões. A grande novidade de estender o concurso a restaurantes de fora da região mereceu o maior acolhimento por parte dos empresários de restauração de todo o país.
“Quando se pensava que em 2020, em que houve que adiar o início dos trabalhos do júri por efeito da pandemia e dever de confinamento, e por isso apenas mais tarde se conseguiu completar o trabalho, eis que 2021 foi o ano de todas as surpresas, com o agravamento das medidas, o mesmo em que se decidiu avançar para uma cobertura nacional”, explicou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, em comunicado.
A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, com sede na Guarda, no Solar do Vinho, é presidida por Rodolfo Queirós.
O Concurso de Gastronomia e Vinhos Beira Interior Gourmet terá a 3ª edição em 2022, com o objectivo dar a conhecer as criações gastronómicas dos restaurantes harmonizadas com vinhos da Beira Interior.
O Jornal A GUARDA felicita o restaurante Nobre e Vinhos e Tal (parceiro de publicidade) pelo prémio “melhor carta de vinhos”.