Os carros chineses tiveram um excelente desempenho nos ensaios de colisão da EuroNCAP.

Esta é a conclusão da mais recente bateria de testes do organismo europeu que testou onze automóveis e viu serem atribuídas cinco estrelas a oito deles. Só para ilustrar, a BYD, o construtor chinês que está a caminho da liderança entre os produtores de veículos 100% elétricos, submeteu aos testes o Tang. E saiu deles com cinco estrelas sendo o quarto modelo da BYD a receber essa classificação.
Por outro lado, o SUV compacto Seal-U também foi testado e conseguiu quatro estrelas. Um dos finalistas do Carro Europeu do Ano 2024, o Kia EV9 é o primeiro SUV com três filas de bancos e conseguiu, também, cinco estrelas. Outro modelo chinês testado foi o XPENG G9, o segundo carro da marca a ser testado, recebeu cinco estrelas EuroNCAP e cinco estrelas GreenNCAP. Únicos reparos: condutores de baixa estatura escorregam no banco e a proteção de peões necessita de mais algum trabalho.
O primeiro modelo vindo do Vietname foi testado pela EuroNCAP. O VinFast VF8 é um SUV que não conseguiu as cinco estrelas, ficando com quatro. Segundo o organismo europeu, esta classificação ficou a dever-se a falta de resistência dos sistemas de retenção. Ainda assim, as crianças e os utilizadores mais frágeis estão bem protegidos.