A loja «Celeiro da Ju», que funciona na Rua Mestre de Avis, n.º 28, na cidade da Guarda, faz entregas gratuitas ao domicílio.

O estabelecimento comercial abriu as portas no dia 15 de Novembro de 2017, por iniciativa de Leonel Augusto Pereira, de 56 anos, que trabalhou na PT durante 32 anos e que em 2011 ficou com o contrato de trabalho suspenso, por mútuo acordo com a empresa. Leonel Augusto Pereira continua a angariar clientes para a PT, mas decidiu abrir a loja porque a esposa também está desempregada e é uma forma de “remediar” a situação financeira da família. O «Celeiro da Ju» - assim designado porque a esposa do proprietário chama-se Joaquina e é tratada pelos amigos por Ju - vende fruta, alguma mercearia, rações para animais (cães, gatos, galinhas, coelhos, etc.), chás, sementes diversas, feijão, grão, favas, alhos, tremoços, nozes, amêndoas com casca, acessórios para animais de companhia, produtos de limpeza para chaminés, pellets para aquecimento, etc. “É uma loja de bairro”, disse o empresário ao Jornal A GUARDA explicando que a opção pelo ramo foi feita a pensar nas necessidades das pessoas que vivem na Rua Mestre de Avis e nos arredores. “Como se vê muita gente que em vez de ter filhos tem animais de companhia e ainda há agricultura caseirinha e a criação das galinhas e dos coelhos, pensámos que estes produtos têm saída. A fruta, também é para os moradores na zona. Muitas vezes as pessoas passam por aqui à tarde, a caminho de casa, e levam a frutinha. Já a mercearia é para as faltas de última hora e para os moradores na rua e nos arredores, porque as pessoas abastecem-se nos supermercados. No entanto, às vezes, falta qualquer coisa de repente em casa e vêm aqui comprar em vez de se deslocarem mais longe”, justificou o comerciante. Segundo o empresário, a maior procura tem sido ao nível da fruta e das rações para os animais. As pellets para aquecimento também têm procura. “Basicamente as pessoas compram dois ou três sacos ou meia dúzia e não levam grandes quantidades. Levam mais consoante as necessidades do momento”, referiu. Leonel Augusto Pereira contou que a loja faz entregas gratuitas ao domicílio, um serviço que visa, sobretudo, dar resposta às necessidades das pessoas mais idosas: “As pessoas pedem e quando saio com o carro, em vez de ir por um lado vou pelo outro e deixo as coisas em casa do cliente. Para eles também dá jeito porque evitam de andar a pesar com as compras”.
No futuro, o comerciante admite aumentar o leque de produtos disponibilizados e adquirir produtos directamente aos agricultores da região da Guarda, contribuindo para a dinamização da economia rural. “Quando os agricultores da zona tiverem produtos estou a pensar comprar-lhes, porque a qualidade é outra. Às vezes, a aparência desses produtos não é tão bonita, como daqueles que vêm de fora, mas a qualidade é outra. Será também uma forma de contribuir para o escoamento dos produtos agrícolas porque muita gente tem os produtos em casa, não sabe o que lhes há-de fazer e, muitas vezes, não os vendem e estragam-se ou dão-nos aos animais”, explicou ao Jornal A GUARDA. Leonel Augusto Pereira também não se arrepende do passo que deu: “Não foi para mim difícil mudar de actividade e habituar-me ao negócio. Até ao momento não estou arrependido, porque sempre estou ocupado. Já tenho alguns clientes fidelizados e passam pela loja muitas pessoas conhecidas que, apesar de não levarem nada, entram e conversam um bocadinho. No início estava a pensar vender mais, mas temos tido algumas vendas e têm aumentado, embora aos poucos”.
O funcionamento da loja «Celeiro da Ju» é assegurado diariamente por Leonel Augusto Pereira. O estabelecimento opera de segunda-feira a sexta-feira das 8.30 às 13.00 horas e das 14.00 às 17.00 horas e aos sábados das 8.30 às 13.00 horas.