A «Casa Abílio», situada na Avenida de São Miguel, n.º 18,

rés-do-chão, na Guarda-Gare, comercializa tintas para a construção civil e metalomecânica e seus derivados (colas, vernizes e diluentes), a gama Bondex para madeiras, produtos de isolamentos para telhados e paredes Dip e gama de pincelaria, rolos, trinchas, lixas, etc. O estabelecimento abriu as portas em 1995 por iniciativa do empresário Abílio Cardoso que anteriormente teve a funcionar o «Restaurante O Abílio», também na Guarda-Gare.
Abílio Cardoso disse ao Jornal A GUARDA que o estabelecimento, cujo funcionamento é assegurado com a sua presença e da esposa, tem por lema “vender pouco, mas produto de qualidade”.
“As tintas estão sempre a sair. Nota-se a crise na construção civil. Tivemos uma quebra muito grande. Aqui na zona da Estação, só vemos, actualmente, duas gruas montadas. Isto deu uma volta muito grande, mas tenho os meus clientes certos, que servi bem. Noutros tempos vieram os pais e agora já são os filhos e os amigos que procuram a nossa casa”, disse. Referiu que o seu estabelecimento tem clientes em vários pontos do distrito da Guarda. “Já fiz todo o distrito, mas de há 6 ou 7 anos para cá, devido à crise, praticamente já não saio daqui. É o cliente que me procura”.
O empresário do ramo das tintas procura sempre ajudar e esclarecer o cliente em relação ao produto pretendido, garantindo que quem compra na sua loja “vai sempre bem servido”. “Vendo a tinta e depois vou verificar se está a ser bem aplicada ou não. Vou ver se quem a aplica está a cumprir”, garantiu.
O negócio das tintas também evoluiu em termos tecnológicos e, actualmente, a tinta é feita na hora e ao gosto do cliente. “Quando começámos a trabalhar mandávamos vir as cores todas das fábricas e os clientes tinham que esperar vários dias até a tinta chegar. Há cerca de 10 anos instalei uma máquina de afinação onde é feita a tinta de todas as cores possíveis e imaginárias. Fazemos mais de 6 mil cores na hora. O cliente escolhe a cor no catálogo e nós fazemos a cor desejada. O processo demora cerca de 2 a 3 minutos. Temos as bases para fazer todas as cores em várias qualidades”, explicou. E acrescentou: “Por exemplo, para fazermos uma tinta bordô utilizamos uma base de 30. É uma base transparente e, depois, juntamos os corantes. É tudo feito automaticamente pelo computador. O resultado final é a cor que o cliente escolheu”. “A máquina veio revolucionar o sector. Se não tivesse esta máquina não vendia, porque o cliente chegava aqui e se quisesse uma cor que eu não tivesse, tinha que ir a outro lado. Assim não. O cliente chega e leva logo a tinta. Agora os clientes não esperam, querem é ser servidos na hora”, declarou. Em relação às tintas já aplicadas, a «Casa Abílio» também faz as cores exactamente iguais, mediante os códigos existentes. Caso não existam códigos, o empresário faz uma cor aproximada, pois possui uma máquina que detecta a cor que está aplicada em interiores ou exteriores.
Abílio Cardoso adiantou ainda que actualmente trabalha com pequenos empreiteiros porque, devido à crise, “já não há grandes clientes como havia antigamente”.
O empresário referiu também ao Jornal A GUARDA que após deixar o restaurante que detinha, onde esteve 9 anos, apostou na gama das tintas porque antes de ir para o restaurante tinha trabalhado na construção civil, em Celorico da Beira, de onde é natural, e ainda esteve três anos empregado a vender tintas.
A «Casa Abílio» funciona de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 13.00 horas e das 15.00 às 19.00 horas e aos sábados das 9.00 às 13.00 horas.