O «Café/Pastelaria Doce Babá», situado na Rua 31 de Janeiro, n.º 75, na cidade da Guarda, que abriu as portas no dia 13 de Fevereiro,

por iniciativa do empresário Francisco Carvalho, de 46 anos, vende um pastel salgado que é típico da Covilhã. O empresário contou ao jornal A GUARDA que trabalhou 15 anos com um irmão numa padaria da Vila do Carvalho, no concelho da Covilhã, e que decidiu apostar na criação do próprio negócio, na cidade da Guarda, após verificar que a cidade já precisava “de uma pastelaria com esta dimensão”, dado que na Covilhã “o mercado está sufocado”. “A Guarda precisava de um espaço como este. Só por ser capital de distrito já é merecedora de ter um espaço como este e até maior”, disse, indicando que em breve vai ter fabrico próprio de pão e de bolos, para ter “o conceito de pão quente a sair a qualquer momento”. “Penso que daqui a três meses, mais ou menos, posso avançar com o fabrico próprio. Será uma mais-valia para o estabelecimento e para criar mais um ou dois postos de trabalho”, admitiu. Actualmente o «Café/Pastelaria Doce Babá» vende pão e alguma pastelaria da Padaria do Mileu e de outra padaria da Covilhã (Indústria de Panificação Amílcar Carvalho, propriedade do irmão do proprietário). Da Covilhã chegam os típicos “pastéis de molho da Covilhã”, biscoito de cavaca sem açúcar e biscoito de azeite. O pastel de molho da Covilhã é feito com massa folhada. “É um pastel salgado, leva carne de vitela, é tendido com azeite e é servido com molho de açafrão, para quem goste. Eu prefiro deitar-lhe chá preto bem quente para ele amolecer. Pode ser consumido como lanche ou, para quem quiser, como complemento de uma refeição”, referiu Francisco Carvalho. O proprietário disse ainda que o pastel já começa a ter procura. “As pessoas da Guarda não o conhecem. E, então, algumas provam e gostam e depois acabam por vir buscar posteriormente. Eu aconselho as pessoas a deitarem-lhe por cima o chá preto bem quente e a reacção é positiva. Também há quem o coma simples, até porque ele é bom de qualquer maneira”, salientou, indicando que no estabelecimento já tem “duas ou três senhoras que já se fidelizaram e que vêm sempre buscar o pastel ao domingo e a meio da semana”.
O «Café/Pastelaria Doce Babá» também serve refeições rápidas (sopa e pratos do dia diversos), pizzas, cachorros, baguetes de atum, de panados e de frutos do mar, entre outros. “Posso dizer que as pessoas estão a ficar fãs da sopa de pedra. Com uma sopa de pedra e o famoso pastel da Covilhã, qualquer pessoa fica com um bom almoço e barato”, garante. Todas as quintas-feiras a casa serve sandes de leitão. “As pessoas já vêm em grande número e até já telefonam a encomendar que depois vêm buscar”, esclareceu. No período da Páscoa o estabelecimento comercializou folares tradicionais da zona da Covilhã - os chamados “sequilhos” (bolos doces) - e também folares de azeite. O estabelecimento, com duas salas e capacidade para 50 lugares sentados, tem também uma sala destinada aos mais novos, onde podem brincar enquanto os pais tomam uma bebida ou fazem uma refeição. “É um conceito novo na cidade. Os pais vêm e os filhos estão entretidos a brincar, porque têm na sala o escorrega e a cozinha”, segundo Francisco Carvalho. O novo estabelecimento comercial da Guarda funciona diariamente das 6.00 às 20.00 horas, com a presença do proprietário e de uma colaboradora. No balanço das primeiras semanas de funcionamento, o empresário diz que o mesmo “é positivo”. “O negócio ainda está em fase de crescimento. Está a crescer diariamente e espero que daqui a meio ano esteja no seu auge”, disse o proprietário do «Café/Pastelaria Doce Babá». O empresário referiu ainda que não está arrependido do passo que deu, porque “a Guarda é uma cidade bonita e evoluída e tem todas as condições para qualquer pessoa cá investir”.