A loja «Blue Boutique» está localizada na Rua Dr. Lopo Xavier de Carvalho, n.º 19, na cidade da Guarda.

Abriu as portas no dia 8 de Março de 2014, por iniciativa da empresária Andreia Santos, de 39 anos, e comercializa roupa, calçado e acessórios de moda para senhora. “O nosso lema é: vestir a mulher com um toque diferenciador. A mulher, aqui, tem que se sentir diferente e única. Aqui, a senhora tem que se sentir especial”, disse a proprietária ao Jornal A Guarda.
A empresária Andreia Santos é licenciada em Matemática Aplicada ramo educacional e possui Mestrado também em Matemática e Educação. Após a licenciatura deu aulas em escolas da Guarda, de Almeida, Viseu e Seia e, em simultâneo, dava formação. Em 2013 não foi colocada e começou então a pensar em criar um negócio próprio. “Exercer a minha formação académica e ter algo paralelo na área do comércio, era um sonho que eu tinha”, confidenciou. Foi então que decidiu abrir a «Blue Boutique», que “é um conceito diferenciado. Apostamos em marcas nacionais e internacionais. Fazemos um acompanhamento personalizado”. O estabelecimento comercializa roupa e acessórios de moda para senhora, “desde o mais casual ao mais sofisticado”. “Trabalhamos também a parte de festa, vestimos mães de noivas e madrinhas”, indicou. A loja disponibiliza um serviço de atendimento personalizado, arranjos de costura e aconselhamento de moda, garantindo uma boa política de qualidade.
A loja, que é representante na Guarda de marcas exclusivas, abriu as portas no dia 8 de Março de 2014, precisamente no Dia da Mulher, “por ser uma casa direccionada só para senhora”. Quase um ano e meio depois da abertura, a empresária diz que o balanço é positivo. “Nada é facilitado, mas o balanço é positivo e pela receptividade das clientes vou sentindo que elas estão satisfeitas e acabo por ficar realizada e também satisfeita com o balanço positivo das clientes. Ver as clientes contentes é para mim uma alegria imensa, é sinal de que elas estão satisfeitas, disse. E acrescentou: “Temos um acompanhamento individualizado. Já tive mais do que um caso de clientes que vieram sem ideias nenhumas e depois saem daqui vestidas da cabeça aos pés”. Andreia Santos referiu ainda que as clientes são da Guarda, mas também de outros pontos da região e do país. “Tenho clientes de Lisboa e do Porto, que são naturais daqui, e que compram quando vêm à Guarda”, referiu, acrescentando que já começa a ter clientes fidelizadas, pois “se vêm uma primeira vez, uma segunda e uma terceira, é sinal de que estão satisfeitas”.
Em relação à crise económica que afecta o país, a empresária disse que as pessoas queixam-se dos cortes nos vencimentos, mas “como estamos a trabalhar para um público diferenciado, do mais jovem até aos 60 anos, nota-se que as pessoas pensam na crise, mas quando gostam, e é para uma situação especial, compram”. A localização da loja, nas proximidades do Centro Comercial Vivaci, também é uma mais-valia para o negócio, pois segundo Andreia Santos, pela Rua Dr. Lopo Xavier de Carvalho, “circula bastante gente”. A empresária apontou ainda que as actividades de animação promovidas pela Câmara Municipal da Guarda no âmbito do programa “VivaCidade” e o evento “The Long Weekend” (realizado nos dias 24, 25 e 26 de Julho), “são boas iniciativas” para a dinamização do comércio do centro da cidade.
A «Blue Boutique» funciona de segunda a sábado das 9.30 às 13.00 horas e das 14.00 às 19.00 horas, costumando fechar ao sábado durante o mês de Agosto.