Iniciativa foi apresentada na Quinta dos Termos
Num cenário deslumbrante, por entre vinhedos e casas rusticas, a Quinta dos Termos, nas proximidades de Belmonte, foi o local escolhido para a apresentação, no dia 18 de Outubro, da 3ª edição do certame Beira Interior – Vinhos & Sabores. Organizada pelo Município de Pinhel, em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), esta iniciativa vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro.
O sucesso das duas primeiras edições levou a organização a trocar o Pavilhão Multiusos pelo Centro Logístico de Pinhel, para garantir mais espaço para os expositores e visitantes, bem como acolher a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos Vinduero –Vindouro.
O certame conta com salão de vinhos, degustações e provas comentadas, animação musical, mostra gastronómica regional, workshops e showcooking com Chefes de renome no panorama nacional, animação musical, entre muitas outras actividades.
Na apresentação da iniciativa, Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel, destacou a qualidade dos vinhos da Beira Interior que “é preciso promover”.
Olhando para o território da Beira Interior, Rui Ventura adiantou que o evento pretende “levar a imagem do vinho muito mais além do vinho”, pois é necessário “promover os sabores e o património”. E acrescentou: “Temos de promover o território através deste certame”.
João Carvalho, presidente da direcção da CVRBI, destacou a grande evolução nos produtores da Beira Interior e na qualidade dos seus vinhos e demais produtos endógenos, levando a que esta região aspire a uma maior notoriedade e a ocupar o seu legítimo lugar. “Os nossos concorrentes do Novo Mundo, Austrália, Nova Zelândia e Califórnia, estão a produzir vinhos trabalhados, no sentido do gosto do consumidor, não oferecem vinhos genuínos”, explicou deixando o apelo a que na Beira Interior os produtores “esqueçam os vinhos trabalhados”. E concluiu: “Nós temos uma identidade que precisamos de defender”.
Numa região onde a denominação de vinho de origem controlada tem crescido de uma forma moderada, entre 10 a 15% ao ano, João Carvalho considera crucial a “afirmação dos vinhos da Beira Interior”, para que possam competir com os vinhos do Grande Mundo que “têm preços 15 vezes superiores aos nossos”. E adiantou: “Estamos numa região de montanha que nos dá vinhos com uma frescura extraordinária, vinhos de grande longevidade”.
Sobre o certame que vai decorrer em Pinhel, João Carvalho adiantou que “a Feira não é de Pinhel, não é da Beira Interior, é uma Feira de que se fala em todo o País”.
A 3ª edição da Beira Interior – Vinhos & Sabores conta com cerca de 60 produtores de vinhos e outros sabores (produtos endógenos da região como o mel, o azeite, o queijo, os enchidos ou a doçaria tradicional). Destaque para um Seminário agendado para a manhã de sábado, dia 18 de Novembro, com o tema “Beira Interior: da vinha... ao copo”.
Este ano, o certame conta ainda com a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos Vinduero -Vindouro, na tarde de sábado, do dia 18 de Novembro. Os visitantes terão assim, a possibilidade, após esta cerimónia, de provar e estar em contacto directo com os produtores dos vinhos premiados (cerca de duas centenas).
Quinta dos Termos vai ter sala de provas para 200 pessoas
A construção de uma sala de provas com capacidade para 200 pessoas é uma das próximas apostas da Quinta dos Termos, empresa vitivinícola localizada na freguesia de Carvalhal Formoso, concelho de Belmonte.
Em preparação está também a criação uma sala de barricas nova, com capacidade para 600 barricas.