Investimento de cerca de 2 milhões de euros


A AMCB - Associação de Municípios da Cova da Beira concluiu a entrega de Equipamentos para Centros Municipais de Emergência e Protecção Civil dos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. O projecto nasce sustentado na Lei de 65/2007 que define o enquadramento institucional e operacional da protecção civil no âmbito municipal, estabelece a organização dos serviços municipais de protecção civil e determina as competências do comandante operacional municipal.
A necessidade de operacionalizar os Serviços Municipais de Protecção Civil dos municípios associados da AMCB levou a que a instituição promovesse o projecto ProteCMun - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos nos Municípios da AMCB, co-financiado pelo MaisCentro/POVT com um investimento total no valor de cerca de 2 milhões de euros.
O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, referiu que o projecto permitiu a construção e em alguns casos remodelar os Centros Municipais de Emergência e Protecção Civil; a aquisição de mobiliário de escritório para sala de operações, sala de reuniões e sala do Comandante, a aquisição de Equipamento Informático, a aquisição de Maquinaria Técnica Especifica, a aquisição de Equipamento GPS de Precisão Centimétrica Execução de Cartografia Numérica Vetorial às Escalas 1:10 000 e 1:2 000 e Ortofotocartografia à Escala 1:2 000. Possibilitou ainda o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão de Emergências e Logística com base em opensource. Associado ao projecto está também a criação de uma Rede de Monitorização Ambiental auxiliada por 13 estações de Monitorização Climatológica com disponibilização de informação através de uma plataforma on-line. Esta rede de monitorização disponibilizará informação tradicional em tempo real bem como informação de carácter relevante como é o índice de Ultra Violetas e radiação Solar.
José Manuel Biscaia salientou a importância da implementação deste projecto referindo que “em situação de acidente grave ou catástrofe, e no caso de perigo de ocorrência destes fenómenos, são desencadeadas operações municipais de protecção civil, de harmonia com o plano municipal de emergência, previamente elaborado, com vista a possibilitar a unidade de direcção das acções a desenvolver, a coordenação técnica e operacional dos meios a empenhar e a adequação das medidas de carácter excepcional a adoptar” e que através do projecto, agora concluído “foram disponibilizados meios que vêm permitir uma melhor coordenação e operacionalidade na intervenção às ocorrências que chegam diariamente aos serviços municipais de protecção civil”.
O responsável referiu ainda que estão tecnicamente criadas as condições de operacionalidade nos serviços municipais de protecção civil e que o próximo desafio para o ano 2016 será a implementação de uma rede de videovigilância florestal nos seus municípios associados com detecção e alerta automática de foco de incêndio.