Economia


A ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior vai implementar o Projecto Nacional PME - Galp ProEnergy, em parceria com a Galp Energia e com o apoio da ERSE e da RNAE, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC 2013 - 2014). Trata-se de um programa de sensibilização para a eficiência energética que visa actuar na mudança de comportamentos face ao consumo de energia eléctrica com o objectivo de promover a redução dos consumos de energia nas Pequenas e Médias Empresas (PME) da região.
“O Programa Galp ProEnergy PME tem como público-alvo os gestores de topo e quadro, decisores das PME, particularmente das empresas que apresentem maior potencial para redução dos consumos de electricidade (ramo alimentar, industrial, comércio e hotelaria”), segundo Carlos Santos, director-geral da ENERAREA.
O referido Programa contempla 25 acções de formação gratuitas (5 horas) destinadas a gestores de topo e decisores de PME. Após a formação, as empresas são convidadas a elaborar um plano de acção de eficiência energética, que implementarão sozinhas ou com a colaboração da ENERAREA, no sentido de receberem aconselhamento sobre as melhores práticas de utilização da energia nos vários sectores de actividade e também as melhores medidas a adoptar para iniciar a implementação dos planos de eficiência energética. “Para participar no projecto, é importante e necessário que cada empresa nomeie um Gestor de Energia. Este passará a ser a pessoa responsável pelas temáticas relacionadas com a eficiência no consumo de energia e que poderá também promover, se for o caso, os melhores comportamentos e acções, ou seja, os mais ajustados ao perfil energético da sua empresa. O objectivo do Gestor de Energia será implementar um sistema que permita saber, com todo o rigor, as razões dos consumos de energia na empresa, onde e como é consumida e os respectivos custos”, acrescentou o mesmo responsável. As empresas que apresentem melhores resultados na implementação de medidas e acções de eficiência energética serão distinguidas com o selo Galp ProEnergy.
As inscrições estão abertas e, para mais informações, os interessados devem consultar o site www.galp-proenergy.com ou ligar 808 500 520.