Entrevista: Miguel Bandarra – Empresário - S. Miguel Hostel Fit N’ Care
Miguel Bandarra, jovem empresário que apostou no S. Miguel Hostel Fit N’ Care, é natural da Guarda.
Estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico da Guarda.
Nos tempos livres gosta de praticar desporto, passear pela natureza, viajar, ouvir música e cantar.
A GUARDA: Como nasceu a ideia de criar este novo conceito de negócio na cidade da Guarda, que junta o alojamento local e a saúde e bem-estar no mesmo espaço?
Miguel Bandarra: A ideia surgiu naturalmente. A ideia do serviço de Ginásio associado a Saúde e Bem-Estar surgiu pelo facto de eu estar ligado à área do Desporto e também para corresponder às necessidades da comunidade no que à Saúde diz respeito.
A ideia do serviço de alojamento surgiu também na perspectiva de criar maior oferta na Guarda. Quantas e quantas vezes fui a plataformas online de reservas de alojamento e me deparava com as unidades hoteleiras existentes na Guarda completamente esgotadas. A escolha da tipologia de alojamento em formato “Hostel” foi bem pensada e ajustada à realidade da Guarda e da região e o facto de não existir nenhum Hostel na Guarda fez-nos tomar esta opção.
A GUARDA: A escolha do nome teve algum motivo associado?
Miguel Bandarra: A escolha do nome foi pensada de forma a unir os dois serviços em perfeita Harmonia: “ Fit N’ Care” referente aos serviços de Desporto, Saúde e Bem-estar e o “Hostel” referente ao serviço de Alojamento. O “São Miguel” surge pelo facto de o Edifício estar localizado na antiga freguesia de São Miguel e também por me chamar Miguel.
A GUARDA: E o local?
Miguel Bandarra: O edifício onde estamos localizados é um edifício centenário que sofreu remodelações de fundo e quisemos aliar o rústico ao moderno e ao mesmo tempo reabilitar um edifício devoluto que dava má imagem a quem chegasse à Guarda de Comboio.
A GUARDA: Qual a oferta de serviços da S. Miguel Hostel Fit N’ Care?
Miguel Bandarra: Temos uma vasta oferta de serviços. No ginásio dispomos de sala de exercícios bem equipada, aulas de grupo, natação para bebés, adaptação ao meio aquático, iniciação às técnicas de natação, natação para adultos, uso livre de piscina, jacuzzi, banho turco, festas de aniversário, massagens etc.
No Hostel dispomos de diversas tipologias de quartos e camarata, todos eles equipados com ar condicionado, televisão, casa de banho privativa e acessos facilitados com código e/ou aplicação.
A GUARDA: Como funciona e qual a capacidade da parte ligada ao alojamento local?
Miguel Bandarra: O Hostel funciona em perfeita harmonia com o ginásio, ou seja, os hospedes podem usufruir dos serviços que oferecemos na área associada à actividade física, saúde e lazer. Os hospedes têm também uma cozinha totalmente equipada onde podem confeccionar as suas refeições e degustá-las com vista para a estação de caminhos-de-ferro.
Para efectuar reservas basta contactar através dos contactos presentes nas nossas redes sociais e em breve iremos disponibilizar sistema de reservas online.
A capacidade total do alojamento local ronda as 25 pessoas.
A GUARDA: Quem é que tem procurado o alojamento local?
Miguel Bandarra: Temos tido hóspedes de várias origens, quer de Portugal, quer do estrangeiro. Procuram uma estadia pacata e com as comodidades que dela advêm. Muitos dos hóspedes vêm à Guarda com o intuito de visitar os passadiços do Mondego. Outros hóspedes têm familiares a residir no Concelho ou simplesmente têm algum evento ou cerimónia na região.
A GUARDA: Em relação à saúde e bem-estar, como e quem pode beneficiar deste serviço?
Miguel Bandarra: Toda a gente das mais variadas faixas etárias que deseje cuidar de si e da sua Saúde.
A GUARDA: Já é possível fazer um balanço em relação aos primeiros tempos de funcionamento do espaço S. Miguel Fit N’ Care e do Hostel S. Miguel?
Miguel Bandarra: O balanço tem sido positivo. No que ao ginásio diz respeito, a procura é bastante grande embora os custos de contexto associados sejam bastante elevados.
Relativamente ao Hostel ainda é cedo para fazer um balanço, mas posso dizer que os hóspedes têm ficado muito satisfeitos.