Ciclismo


A 75.ª edição da Volta a Espanha em bicicleta vai passar na zona da Guarda, no dia 4 de Setembro de 2020. A apresentação da prova decorreu em Madrid e confirmou o regresso a território português, 22 anos depois.
Esta prova maior do ciclismo de Espanha tem uma outra etapa em Portugal, no dia 3 de Setembro na zona do Douro, com a meta a ser denominada “Porto/Matosinhos”.
De 14 de Agosto a 6 de Setembro, os ciclistas da “Vuelta” vão percorrer 3.245 quilómetros, com início na Holanda, em Utrecht onde decorre o contra-relógio por equipas. A caravana permanece três dias na Holanda seguindo depois para Espanha, gozando a primeira jornada de descanso logo ao quarto dia, antes de enfrentar a primeira das sete chegadas em alto, no santuário de Arrate.
Na sexta etapa regressa a montanha, com o final a coincidir com a contagem de Laguna Negra, antes do mítico Tourmalet, em território francês, escalado na nona tirada, antes do segundo dia de descanso, que antecede uma nova incursão em alto, em Moncalvillo (11ª etapa).
Com oito etapas planas, 11 de média e alta montanha, um contra-relógio por equipas e um total de 42 contagens de montanha, quatro delas de categoria especial, a “Vuelta” tem outros momentos decisivos para a 14.ª etapa, com a chegada à La Farrapona, nos Lagos de Somiedo, e ao emblemático Angliru, no dia seguinte. Depois das emoções asturianas, os candidatos à vitória final terão novo teste na 16.ª tirada, com um contra-relógio individual de 33,5 quilómetros, ao Monte Ézaro, já em território galego, de onde a caravana segue para Portugal.
A 18.ª etapa, no dia 3 de Dezembro, partirá de Mos, na Galiza e acabará na zona do Douro, na Avenida Montevideu, junto à praia do Homem do Leme, no Porto. No dia seguinte, 4 de Setembro, acontece a etapa que passa pela Guarda, com uma ligação entre Viseu e Ciudad Rodrigo. De acordo com o mapa da etapa, o pelotão passa em Celorico da Beira, Porto da Carne, Guarda, Pínzio, Almeida, Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro.
O último grande desafio aos ciclistas é o alto de La Covatilla, colocado no penúltimo dia (5 de Setembro), antes da consagração em Madrid.