Na estrada com
Se há palavras que definem a Volvo, são elas conforto e segurança. Estes são comuns a toda a gama de modelos do construtor e, neste caso, falamos até do modelo “mais baixo”, que associado à versão R-Design e à nova motorização D4, posiciona-se de imediato num patamar muito acima.
A linha R-Design empresta ao modelo um aspeto mais dinâmico e inegavelmente desportivo, demarcado pela dupla ponteira de escape cromada na extremidade do para-choques, pelas jantes 17” exclusivas, pelos retrovisores exteriores com acabamento metálico e a grelha frontal com o respetivo logotipo.
Depois de analisadas as linhas exteriores, entramos e o bater da porta confirma... Estamos no interior de um Volvo, o resto do mundo ficou lá fora (!). A primeira impressão é de que qualquer viagem de muitos quilómetros será apenas um agradável momento por entre o conforto e o vasto leque de sistemas de auxílio à condução. Aproveitar o bom ambiente a bordo e claro, enquanto condutor, toda a tecnologia e que neste caso é muita. O cruise control com limitador de velocidade e controlador da distância do carro da frente, o sistema de correção da trajetória que mantem o carro no centro da faixa de rodagem, o sistema de identificação do ângulo morto, ou ainda o City Safety fazem com que cada viagem seja um hino ao que de melhor se faz na área da segurança. Quando escurece, temos ainda a ajuda preciosa dos faróis bi-xénon ativos com sistema auxiliar de máximos que transformam a escuridão em dia.
Para nos levar bem longe está o novo bloco 2.0 de quatro cilindros e 190cv, associado neste caso a uma caixa manual de seis velocidades. Os consumos ficam aquém dos anunciados mas as prestações são muito interessantes, ainda que se sinta algum “poço” nos regimes mais baixos e que obrigam a um recurso mais frequente da caixa de velocidades, ainda assim, os 7,4 segundos dos 0-100 Km/h ou os 230 Km/h de velocidade máxima demonstram as suas potencialidades.
É assim que o conjunto se posiciona num patamar que não é acessível a todas as bolsas, já que enquanto o preço base da V40 D4 é de cerca de 34 mil euros, o valor da unidade ensaiada com o nível de equipamento R-Design Momentum e os opcionais como o pack Business Pro, Driver Support, Climate Control e ainda o chassis desportivo, teto panorâmico e faróis bi-xénon, entre outros, ascende aos 47 mil euros! Num modelo que é atualmente o mais vendido da marca, a nova motorização D4 vem acrescentar eficácia ao conforto e segurança, de série, e que são já uma imagem de marca do construtor. O preço? São opções, e o preço a pagar para viajar em classe executiva com todas as mordomias!