De 30 de Julho e 10 de Agosto, regressa à estrada a Volta a Portugal Liberty Seguros.


O mapa da prova tem assinalado 1613,4 Km de competição entre Fafe e Lisboa, com passagem por Manteigas, Seia, Torre e Sabugal.
O Prólogo em sistema de contra-relógio individual, mais longo que o habitual com 6,8 Km será realizado em Fafe.
A primeira etapa em linha será em Lousada de onde seguirá, em direcção à Maia. No terceiro dia de corrida contando com o Prólogo, o pelotão sairá de Gondomar rumo a Braga. A etapa seguinte parte de Viana do Castelo e vai para Montalegre e Serra do Larouco, em Trás-os-Montes, com cinco contagens para o Prémio de Montanha, a última das quais, de 1ª categoria, coincidindo com a meta a 1525 metros de altitude.
A seguir vem a subida à mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Nova etapa a partir de Alvarenga até ao Monte Córdoba onde está instalado o Santuário de Nossa Senhora da Assunção. A etapa seguinte será entre Oliveira do Bairro e Viseu.
A jornada de repouso será a 6 de Agosto. A 7ª etapa que partirá de Belmonte, com a Serra à vista, servirá de rampa para os 172,5 Km que a caravana terá pela frente. As dificuldades surgem logo após a passagem pela Covilhã com a subida às Penhas da Saúde. Depois os corredores vão descer até Manteigas para aí pedalarem novamente, Serra acima, para as Penhas Douradas. Nesta etapa estará ainda para acontecer a subida final que será feita pela vertente Seia-Sabugueiro até à Torre, o ponto mais alto da Estrela.
A jornada mais longa desta edição vai começar no Sabugal para terminar, ao fim de 194 Km, em Castelo Branco. A emblemática Avenida Nuno Álvares servirá de palco às grandes emoções do dia.
Na penúltima etapa, o percurso ligará a estreante vila de Oleiros ao centro da Sertã.
A última etapa vai começar em Burinhosa, concelho de Alcobaça, seguindo em direcção ao centro da capital portuguesa passando por Torres Vedras junto à estátua de Joaquim Agostinho. A meta estará instalada na Avenida da Liberdade e a coroação dos vencedores da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros vai acontecer junto ao Marquês de Pombal.