Lançado, pela primeira vez, há 25 anos, o clássico Suzuki Vitara mudou, atualizou-se e é agora um utilitário, desportivo e largamente personalizável.

O novo Vitara viu reduzidas as suas dimensões para se adaptar às necessidades atuais, mas mantém o conforto em estrada e as capacidades todo-o-terreno do seu antecessor. A marca apresenta-o como o modelo com equipamento mais completo face aos seus concorrentes e chega ao mercado nacional já no final de março, ficando a Suzuki representada em Portugal com quatro modelos: S Cross, Celerio, Swift e Vitara.    
O capot abaulado, o sólido para-choques dianteiro, as linhas da carroçaria e as saídas de ar laterais transmitem ao NOVO Vitara o aspeto robusto que recorda a primeira geração. A linha do tejadilho, os retrovisores e os bordos do para-choques, desenhados para permitir uma  elevada aerodinâmica, combinados com os faróis  de LED com o projeto azul, imprimem ao novo Vitara um sofisticado toque urbano.
O modelo conta de série com sete airbags, Cruise Control com limitador de velocidade, jantes de liga leve de 16”, ar condicionado automático, rádio DAB com conectividade USB e Bluetooth e vidros elétricos à frente e atrás. Em termos de segurança, pode receber travagem auxiliar por radar, entre outros itens.
No interior, as formas combinam entre a aparência de um SUV e a imagem jovem e desportiva. Os materiais são de qualidade, duráveis. A posição de condução é alta, e as cores e as molduras de alguns equipamentos dão algum toque de classe. O espaço é generoso, mesmo na bagageira, com 375 litros de capacidade e os bancos são facilmente rebatidos, alcançando os 1120 litros.
Os quatro modos de condução do sistema ALLGRIP possibilitam que se adapte a qualquer tipo de estrada ou fora dela e condições de condução. A nova função de gestão permite também ao sistema evitar o risco de derrapagem à frente ao colocar maior binário nas rodas traseiras. Ao dispor estão 15 cores da carroçaria, combinações de dois tons incluídas e seleção de alguns detalhes ao nível do interior e exterior. Está ainda ao dispor um pack de acessórios Rugged, para um look mais todo terreno, ou mais sofisticado, através do pack Urban.
Em Portugal, o Suzuki Vitara estará disponível toda a gama, ou seja, nos níveis de equipamento GL, GLE e GLX. Ao nível da motorização, haverá duas opções, uma a gasolina e outra a diesel, ou seja, um 1.6 VVT a gasolina e um 1.6 DDiS Diesel, ambos com 120 cv de potência e ambos a respeitar a norma Euro 6. O bloco a gasolina foi profundamente revisto de forma a reduzir as fricções internas e o peso, e o diesel conta agora com nova válvula EGR (Recirculação de Gases de Escape) e Turbo de Geometria Variável com controlo eletrónico.
A versão a gasolina com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades apresenta emissões de 123 g/km de CO2 (ou 127 g/km na versão com tração dianteira e caixa automática de seis velocidades). A versão com tração integral conta com emissões de 130 g/km de CO2 com caixa manual de cinco velocidades e de 131 g/km no caso da caixa automática de seis relações.
A variante Diesel emite 106 g/km de CO2 na versão com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades, e 111 g/km de CO2 com tração integral e caixa automática também de seis velocidades. Por forma a economizar combustível, o novo Vitara é fabricado com aço de alta tensão, que permite que a carroçaria seja muito mais leve.
Não sendo um modelo que salta à vista de imediato, é fácil de conduzir, simples na utilização. A suspensão tem níveis de conforto razoáveis, a direção é adequada, precisa em cidade e apenas com a sensação de algumas limitações ao curvar em estrada. O Vitara estará disponível a partir de 19.667 euros na versão gasolina e 22.637 euros na versão diesel.