Novo Citroen C1


Após o lançamento recente do C4 Cactus, a Citroën prossegue a sua renovação e acaba de lançar em Portugal o novo citadino, com o qual pretende conquistar a liderança no mercado, esperando vender mais de cem unidades por mês. O novo Citroën C1 conta com mais de 780 000 unidades vendidas (14.500 em Portugal – quase tanto como o total dos similares com a mesma plataforma, Peugeot 108 e Toyota Aygo), desde que surgiu em 2005. O novo citadino é proposto em versões de 3 e 5 portas, além da nova versão com teto de abrir denominada Airscape.
As apostas do novo C1 vão para o design, nomeadamente a silhueta forte e uma secção frontal jovial onde os faróis têm destaque, o conforto ao nível das suspensões, dimensões compactas (3,46 m de comprimento, 1,62 m de largura e 1,45 m de altura), agilidade e maneabilidade (com um raio de viragem de 4,80 m), mais tecnologias, como o ecrã táctil de 7 polegadas, e o Mirror Screen, que permite duplicar as aplicações e operar um smartphone compatível a partir do ecrã táctil.
O novo Citroën C1 declina-se em duas carroçarias, uma berlina e uma versão com teto de abrir denominada Airscape, com tejadilho em lona flexível deslizante, com dimensões 800 mm x 760 mm, fácil de usar e comandada em modo elétrico. Todas as versões são altamente personalizáveis. Possuem para-choques na cor da carroçaria e oito cores exteriores, e estão disponíveis jantes de liga leve nos dois principais níveis de equipamento. No interior, a cor atribui jovialidade no painel de bordo. A bagageira foi aumentada para 196 litros ou 780 litros com os bancos traseiros rebatidos. Entre os equipamentos estão a climatização automática, estofos em cabedal perfurado e, para a versão de 3 portas, memorização da posição dos bancos da frente, além de retrovisores exteriores elétricos com desembaciamento, camara traseira para ajuda ao estacionamento, sistema de acesso e arranque em mãos-livres (ADML), sistema de arranque em inclinação Hill Assist. O sistema de suspensão, com um novo eixo traseiro mais leve 4 kg e novas molas nas suspensões, amortecedores novos e uma nova barra anti-rolamento de grande diâmetro, e a direção elétrica assistida foram revistos e permitem mais conforto.
O novo Citroën C1 conta com dois motores a gasolina de última geração. O bloco VTi 68 S&S CVM com caixa de 5 velocidades, associado à tecnologia Stop&Start e a um «pack» aerodinâmico específico, permite consumos de 3,8 l/100 km e de emissões de 88 g/km de CO2. Este motor VTi 68 está também disponível com uma caixa de velocidades pilotada ETG (Efficient Tronic Gearbox) de 5 velocidades com função de deslizamento automático e mapeamento de pedal otimizado. O novo Citroën C1 estreia ainda o novo motor PureTech 82, um bloco a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros, com 82 cv, consegue consumos de 4,3 l/100 km e emissões de CO2 de 99 g/km, tem um binário de 116 Nm e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos.
Estão disponíveis três níveis de equipamento – Live, Feel (onde se esperam mais vendas) e Shine – para o C1 Berlina, com um leque de preços a partir de 10 500€ e os níveis Feel e Shine para a versão Airscape, com valores a partir dos 12 700€. Adicionalmente, é proposta uma Edição Especial de lançamento Citroën C1 Airscape Feel Edition (apenas em 5 portas), por apenas mais 100 euros, construída a partir do nível Feel e dotada de um pack de personalização interior em Sunrise Red, de detalhes de embelezamento. Como oferta de lançamento, até ao final do mês de Setembro, os clientes poderão adquirir um C1 (berlina ou Airscape) de nível Shine pelo preço de um C1 Feel, ou este último pelo preço de um C1 Live.