Dakar 2023


A Toyota dominou a primeira semana do Dakar 2023, com Nasser Al-Attiyah a não ter de se esforçar muito para atapetar o caminho para a quinta vitória no Dakar, aquela que será a segunda consecutiva. Nas Motos é o norte americano Skyler Howes, numa Husqvarna, quem lidera com curta vantagem para Toby Price (KTM) e Kevin Benavides (KTM).
Entre os portugueses, destaque, óbvio, para Mário Patrão que aos comandos da sua KTM é o terceiro da categoria “Original by Motul” (pilotos que não têm assistência e tudo o que lhes pertence segue num malote de metal transportado pela organização) e o único lusitano em prova nas motos.
Por outro lado, João Ferreira (categoria SSV T3) deu nas vistas. O campeão de Portugal de Todo-o-Terreno levou o Yamaha à vitória numa etapa. Porém, está muito atrasado devido a muitos problemas no seu SSV.
O Dakar 2023 tinha como grandes candidatos à vitória os “aranhiços” da Audi, os RS Q e-tron E2, evoluídos face aos modelos de 2022.
A verdade é que dos três carros, resta apenas o de Mattias Ekstrom/Emil Bergkvist, no 23º lugar a mais de 7 horas do líder.
Peterhansel saltou uma duna e aterrou de tal maneira violenta que ficou sem ver durante uns momentos e partiu uma vertebra a Edouard Boulanger, retirando o seu Audi. Quanto a Carlos Sainz, estava já muito atrasado quando voltou a ter um acidente que destruiu o Audi RS Q e-tron e magoou as costas do sexagenário piloto espanhol.
Quanto aos BRX Hunter, foram uma desilusão. Orlando Terranova saiu de cena depois de se ressentir de uma lesão provocada há anos quando competia em motos.
Vaidotas Zala e o português Paulo Fiuza estão a mais de 67 horas do líder depois de muitos problemas, que também afetaram o carro de Guerlain Chicherit, agora no 14º posto a mais de 6 horas do primeiro lugar.
Os furos arredaram Sebastien Loeb dos primeiros lugares, mas, apesar disso, e de ter já virado do avesso o Hunter, o nove vezes campeão do mundo de ralis está no pódio a 1h43m do primeiro lugar.
Entre os portugueses, além de Paulo Fiuza, José Marques está ao lado de Gintas Petrus no buggy MD Optimus no 51º posto, enquanto José Martins segue em 23º com um camião de assistência.
Nos T3, os SSV mais desenvolvidos, José Pedro Vitória é o navegador de Saleh Aisaif e segue no 6º lugar da geral. Mais para trás ficaram os outros portugueses da categoria: 15º lugar e 70ª à geral para Ricardo Porém/Augusto Sanz, Hélder Gonçalves e Gonçalo Reis estão em 31º lugar dos T3 (111º da geral).
Nos T4, destaque para a presença de Bianchi Prata ao lado do brasileiro Bruno Oliveira, nesta altura 8º classificado da categoria. À frente deles está outra equipa luso brasileira com Cristiano Batista e Fausto Mota (mesmo que este alinhe com licença espanhola). No 27º lugar está o piloto de Moçambique, Paulo Oliveira, acompanhado pelo português Miguel Alberty.