De 14 a 22 de Setembro


A iniciativa ‘The Castles Quests’, que passa pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal, acontece de 14 a 22 de Setembro. Na terceira edição, os participantes vão percorrer os caminhos da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas, um percurso circular que envolve as 12 Aldeias Históricas de Portugal, conquistando castelos, fortalezas e aldeias, tendo como meio de transporte uma bicicleta BTT.
O desafio ‘The Castle Quest’ pode ser realizado em oito dias, com início às 14.30 horas do dia 14 de Setembro e que tem como limite o final do dia 24 de Setembro, ou numa aventura mais curta, de dois dias, entre 19 e 22 de Setembro.
Nos oito dias, o percurso a realizar segue a GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas. O percurso circular, de 560 quilómetros, começa e termina na Aldeia Histórica de Sortelha e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal – Sortelha, Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Belmonte e Sortelha.
Os participantes da aventura de dois dias irão também pedalar pela GR22, durante 330 quilómetros. A partida e a chegada serão igualmente em Sortelha.
De acordo com a organização, serão 560 quilómetros repletos de cariz histórico que vão ficar na memória de quem os pedalar.
O The Castles Quest é um evento que obedece a todos os requisitos internacionais de sustentabilidade, a nível da preservação da natureza e do património. Essa preocupação é, aliás, uma prioridade para a rede de Aldeias Históricas de Portugal, que tem procurado assegurar a sustentabilidade de todos os eventos que organiza. Recorde-se que as Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede a nível mundial e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE© Destination. A organização pretende que o The Castles Quest receba igualmente o selo BIOSPHERE© Events, que certifica precisamente a sustentabilidade do evento.