Sete dias de actividades a partir de Belmonte


O território das Aldeias Históricas de Portugal foi o eleito para a edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo, que conta com 1500 participantes já inscritos. A Aldeia Histórica de Belmonte será o ponto de partida e chegada de sete dias de actividades, para famílias e aventureiros. O evento decorre de 29 de Junho a 6 de Julho.
A XV Semana Europeia de Cicloturismo, um dos mais importantes certames da modalidade, vai decorrer no território das Aldeias Históricas de Portugal, de 29 de Junho a 6 de Julho. O evento, que terá como epicentro a Aldeia Histórica de Belmonte, promete actividades para todos os gostos e idades, numa experiência única pelas paisagens das Aldeias Históricas de Portugal.
A escolha da Aldeia Histórica de Belmonte como ponto de partida e chegada das actividades é justificada pela sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 aldeias.
Com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal e apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo é composto por sete dias de actividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.
Os participantes terão todos os dias três percursos marcados (curto, médio e longo, durante seis dias), com início e final na Aldeia Histórica de Belmonte. O programa inclui também dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC - Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas (GR22).
O território das Aldeias Históricas oferece percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, num percurso circular com cerca de 600 quilómetros.
Estão previstas actividades para jovens cicloturistas. Os acompanhantes que não pedalem podem visitar os museus locais da Aldeia Histórica de Belmonte e fazer passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes. Estão também previstas actividades junto da comunidade local, todas as noites.
Em termos de alojamento, estão disponíveis oito parques de caravanas distribuídos por várias zonas da Aldeia Histórica de Belmonte. Estas infra-estruturas, junto com as duas zonas de campismo e cerca de 350 camas na hotelaria e alojamento local, permitirão alojar os cerca de 1500 participantes já inscritos, provenientes de 8 países do continente Europeu, do Canadá e da Austrália.