Na estrada com...


Fruto das exigências e concorrências do mercado no segmento C, pela primeira vez a Seat apresenta o Leon na versão carrinha, aqui denominada de ST, e claramente que é caso para dizer que… mais vale tarde, que nunca!
A primeira impressão é de espaço e modernidade, para o qual contribuem as linhas elegantes do modelo assim como, no caso da unidade ensaiada, os faróis dianteiros e traseiros em LED, juntamente com os piscas embutidos nos espelhos retrovisores, também eles em led, e as jantes de liga leve de 17”.
Face à berlina, é 27 cm mais comprida, mas isso acaba por se refletir apenas no volume da bagageira, que cresceu para os 587 litros, valor que aumenta para os 1.470 com as costas dos bancos traseiros rebatidas, processo que é possível ser feito da bagageira, através de duas alavancas na lateral. Em termos de espaço interior, nada mudou, mantendo-se razoável, já que ainda é necessário alguma colaboração por parte dos ocupantes da frente.  Em termos dinâmicos, o motor 1.6 TDI de 105 cv é suave no funcionamento e a caixa manual, embora de apenas cinco velocidades, esta bem escalonada e proporciona um andamento agradável, privilegiando o conforto bem como a economia. São possíveis consumos que rondam os cinco litros num percurso misto e sem grandes preocupações.
A par disto, a nova carrinha da marca espanhola oferece equipamento, como sejam o volante multifunções, o duplo piso na bagageira, vidros elétricos dianteiros e traseiros, duplo airbag frontal com desativação do passageiro, airbag de joelhos laterais e cortina e espelhos retrovisores elétricos e aquecidos, enquanto a versão Style adiciona faróis de nevoeiro com função cornering, sistema climatrocnic, ecrã policromático de 5” tátil, rádio com leitor de CD e cartão SD com seis altifalantes e entrada Aux e USB, bluetooth e computador de bordo médium de 3,5”.
Na fase de lançamento a marca oferece ainda os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com sistema ótico e sistema de navegação, enquanto a nossa ST dispunha ainda como extra de vidros escurecidos, assistente de máximos e assistente de faixa de rodagem, que efetua correções de trajetória para nos manter “na linha”. A versão ensaiada possuía ainda o Pack “Família”, constituído por tabuleiros nas costas dos bancos dianteiros e cortinas nos vidros de trás, para proteção solar, e por falar em família… o Guilherme lá atrás agradece, já que pode colocar o seu iPad no tabuleiro enquanto, comodamente e sem sol, vê o filme “Lego”, do qual a Seat é patrocinadora oficial, precisamente através desta nova ST.
O valor de 27.760€ justifica-se pela boa construção e acabamentos, e no caso da unidade ensaiada, pelo equipamento que dispõe. O conjunto justifica o prémio de carro do ano 2014 volante de cristal e mais concretamente nesta versão ST, carrinha do ano! Esta ST chegou, viu e venceu!