Na estrada com…


O Ibiza é nada mais nada menos que um dos cinco automóveis mais vendidos em Portugal desde… sempre! Após 30 anos, celebrados este ano de 2014, saem atualmente da fábrica da Seat em Martorell 700 Ibizas por dia. Como forma de celebrar este aniversário e demonstrar a importância do modelo, a marca lançou uma versão especial denominada Ibiza FR30, específica para Portugal. Para o look apelativo e moderno desta versão, contribuem os faróis Bi-Xénon que incorporam luzes diurnas com tecnologia LED e sensores de luz, os bancos em pele e alcântara, e o pacote preto que inclui jantes de liga leve de 17” e espelhos retrovisores e moldura da grelha frontal em preto. Para além destes, a versão FR conta com sistema de navegação portátil com Bluetooth e teto de abrir panorâmico, entre outros.
Disponível com diversas motorizações gasolina e diesel, tivemos contacto com a 1.2 TSI de 85cv, a mais acessível nesta versão. O motor revela-se suficiente e energético, cumprindo os 100Km/h em 11,3 segundos, estando no entanto mais adequado a uma utilização citadina.     Em estrada, os consumos tendem em aumentar e obtêm-se valores para lá dos oito litros, longe dos 5,1 anunciados de média ponderada. A caixa, de apenas cinco relações, não ajuda neste tema mas em contrapartida tem as três primeiras relações curtas o que, juntamente com um binário máximo de 160Nm, disponível logo às 1500 rpm, o tornam vivo e expedito em cidade. O motor de quatro cilindros turbo permite a este Ibiza atingir uma velocidade máxima de 180 Km/h.
O comportamento é eficaz com um chassis equilibrado e aqui os pneus Bridgestone RE050A dão uma boa ajuda. A suspensão melhorada filtra as irregularidades sem transparecer desconforto para os ocupantes. O espaço interior não abunda e a simplicidade aqui contrasta com os tais pormenores exclusivos desta versão FR30. Dispomos de cruise control, ar condicionado automático e os bancos dianteiros desportivos oferecem um bom apoio lateral. Só o formato das costas não convence, sendo necessário uma posição muito direita para que se consiga encostar a cabeça, causando desconforto ao fim de alguns quilómetros. No entanto, o acesso aos lugares traseiros nesta versão de três portas é de referência e está muito bem conseguido.
Para um automóvel que não tem muito mais a provar, a marca continua a apostar para que se mantenha como referência no segmento, e esta versão a um preço especial de 15.800€ é a garantia de que o best-seller da marca vai continuar no top de vendas do nosso mercado. Uma proposta irrecusável para quem procura um automóvel acessível com caráter desportivo e recheado de equipamento.