Cápsula do Tempo – Guarda 2050:


Este será o tema da celebração dos 10 anos da “Cápsula do Tempo – Guarda 2050”, iniciativa do Clube Escape Livre com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Rádio Altitude, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o patrocínio da SPAL e COFICAB, nascida para celebrar os 40 anos do Programa Escape Livre. A cápsula, uma caixa metálica resistente aos elementos, será aberta em 2050 para revelar os testemunhos, fotos e objetos que 40 personalidades de diversas áreas depositaram para memória futura. É assim que a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 elegeu como missão olhar o futuro abraçado ao passado da cidade, da região e do país.
Soterrada junto à Torre de Menagem, na Encosta do Tempo, a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 cumpre dez anos e terá, como anualmente sucede, uma cerimónia e uma palestra que, desta feita, será realizada na Biblioteca Eduardo Lourenço, na Guarda.
Como oradora estará Aida Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, com a palestra “Preservar o Património, Olhando o Futuro” que, a partir das 11 horas e com portas da Biblioteca abertas ao público, evocará a missão desta iniciativa.
Por outro lado, será plantada mais uma árvore no Jardim do Tempo e será lançada nova chávena de café da coleção “Chávenas do Tempo” com assinatura de António Saraiva e produção da SPAL.
As celebrações dos 10 anos da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 terminarão com o cinzelar da pedra que imortaliza a passagem de mais um aniversário da iniciativa e, para 2023, o Clube Escape Livre decidiu convidar Luís Celínio, presidente do clube, fundador do Programa Escape Livre e o mentor desta iniciativa tão importante para a cidade da Guarda.