Completo, inovador, cativante


A terceira geração do Kia Sorento já está disponível no mercado nacional. O seu perfil mais suave e aerodinâmico, acompanhado de superfícies vincadas, introduz um nível de sofisticação extra para a 3ª geração deste SUV da Kia, que se reflete no seu aspeto e sensação premium, acompanhados de mais espaço e de numerosos equipamentos inovadores.a
A dianteira do novo Sorento incorpora faróis longos que se estendem até às partes laterais e luzes de nevoeiro mais proeminentes, para além de uma grelha “nariz de tigre” mais ampla e mais alta. Visto de perfil, mantém-se o capô comprido e o pilar D amplo, embora com uma linha de tejadilho mais baixa e uma linha de cintura mais alta que conferem ao veículo um aspeto mais afirmativo e musculado. Esta geração do Sorento tem maior comprimento (+95 mm, perfazendo agora 4780 mm), menor altura (menos 15 mm, totalizando agora 1685 mm) e maior largura (+5 mm, apresentando agora 1890 mm).
No interior, o espaço é mais elegante e luxuoso, com materiais de qualidade superior, mais macios e de pele. Os clientes poderão escolher o interior num tom único (preto) ou em dois tons (preto e stone beige), em tecido ou pele. Adicionalmente, serão disponibilizadas opções em castanho ou cinza-claro em pele.
Os ocupantes passam a ter mais espaço na zona da cabeça e nas pernas, e o espaço de carga também ficou maior. Disponível em versões de 5 ou 7 lugares, o novo Sorento dispõe de uma segunda fila de bancos rebatível na proporção 40/20/40, com um apoio de braços central retrátil mais alto. Os bancos da segunda fila da versão de 7 lugares estão equipados com rebatimento remoto.
O modelo estreia diversas tecnologias de bordo, como o Around-View Monitor, que, com as suas quatro câmaras, ajuda o condutor nas manobras de estacionamento e a Smart Power Tailgate, que abre a bagageira automaticamente com aproximação da chave.
Este modelo disponibiliza três motores, com potências que vão desde os 185 aos 200 cv. A gama é composta pelo 2.4 a gasolina com injeção direta (GDI) e pelas duas versões turbodiesel (2.0 e 2.2), que deverão representar a principal fatia das vendas na Europa e em particular em Portugal.
A economia de combustível e as emissões foram melhoradas, conseguindo as 149 g/km no motor 2.2 turbodiesel, que se espera vir a ser o campeão de vendas da nova gama. O consumo melhorou 1,7% e se cifra-se agora nos 5,7 l/100 km (com caixa de velocidades manual e jantes de 17 polegadas). O 2.0 turbodiesel apresenta um consumo combinado de 6,7 litros aos 100 km e emissões de CO2 na ordem dos 177 g/km. Por seu turno, o 2.4 GDI a gasolina regista um consumo combinado de 8,8 l/100 km e um nível de emissões de 205 g/km (quando equipado com caixa de velocidades automática).
O modelo conta com uma vasta gama de tecnologias de segurança “ativa”, entre eles o ASCC (controlo da velocidade adaptativo inteligente); o LDWS (sistema de aviso de saída de faixa), que emite um aviso sonoro quando o condutor sai da faixa de rodagem escolhida sem utilizar os indicadores de mudança de direção; o BSD (sistema de deteção de ângulo morto), que emite um aviso visual no retrovisor exterior quando existe outro veículo no ângulo morto do condutor; o RCTA (sistema de alerta de tráfego traseiro), que avisa o condutor da presença de outros veículos atrás do Sorento em parques de estacionamento; e a SLIF (função de informação do limite de velocidade), que exibe o limite de velocidade no painel de instrumentos com base num sistema de câmaras que detetam os sinais da estrada.
À semelhança daquilo que acontece com os outros modelos Kia, o novo Sorento beneficia da garantia de 7 anos ou 150 000 km oferecida exclusivamente pela Kia. Em Portugal, os preços do Sorento iniciam-se nos 38.987 euros, que já incluem uma oferta de 5.400 euros em equipamento.