Ode ao design


Depois do lançamento da versão berlina no início do ano, a Kia lança agora a nova Kia Optima Sportswagon, o primeiro grande familiar da marca destinado ao segmento D. O modelo já está disponível no mercado nacional com uma motorização diesel 1.7 de 141cv, e dois níveis de equipamento, para além da qualidade, espaço e tecnologia que o colocam num patamar pré-premium e a um preço abaixo da concorrência. Em suma, uma série de argumentos que o apontam como um dos modelos mais desejados da Kia em Portugal.
Não é novidade que a Kia é a única marca com crescimento de vendas nos últimos oito anos. Os trunfos passam por um naipe completo que agrada ao consumidor europeu: antes de mais, o design. O conhecido designer de automóveis Peter Schreyer entrou para a Kia Motors em 2006, com carta-branca para mudar a marca, imprimido aos novos modelos um carácter contemporâneo e sofisticado que agradou de imediato, e que já levou a Kia a conquistar diversos prémios. Ao design acrescenta-se a tecnologia, o conforto e a conetividade, imprescindíveis na atualidade.
A Kia Optima Sportswagon não é exceção à regra e ainda adiciona o espaço a bordo. No fundo, a marca criou uma carrinha moderna, com bastante espaço interior, equipamento de série e conetividade, um preço muito atrativo, e com os habituais sete anos de garantia (ou 150 mil kms), somando pontos sobre os modelos premium da concorrência.
O modelo apresenta-se com os níveis de equipamento TX e GT Line, com itens acima da média neste segmento de mercado. O TX dispõe, por exemplo, de bancos em tecido e pele, jantes de 18 polegadas, sistema de navegação com ecrã de sete polegadas, câmara de auxílio ao estacionamento, luzes de led dianteiras e traseiras, sensores de luz, chuva e pressão dos pneus, bem como chave inteligente. O nível GT Line acrescenta bancos desportivos em pele, faróis bi-led, câmara de estacionamento 360º, sistema de estacionamento automático, cruise control ativo e equipamento de som Harman Kardon, e o ecrã da navegação passa para oito polegadas. Ambos os níveis de equipamento se encontram disponíveis com a nova caixa de sete velocidades de dupla embraiagem (7DCT).
A Optima Sportswagon mantém a mesma largura (1860 mm) e comprimento (4855 mm) da berlina, e cresce cinco milímetros em altura (passa para 1470 mm), para acomodar a bagageira que comporta até 552 litros, com calhas deslizantes e porta com abertura inteligente por movimento. A frente é a mesma da berlina, e na traseira os cantos da carroçaria estão envolvidos por luzes LED. O para-choques traseiro aloja uma ponteira de escape oval (duas na versão GT Line) e um difusor de ar integrado, que contribuem para um visual desportivo. A Optima Sportswagon é disponibilizada em Portugal com nove opções de cor e jantes de liga leve de 18 polegadas.
Ao nível de tecnologias, está equipado com o mais recente sistema de navegação audiovisual (NAV) da Kia, disponível com ecrãs táteis de infotainment. Dispõe da funcionalidade Android Auto e Apple CarPlay, ambos com comando por voz, permitindo desde navegação guiada à realização de chamadas e mensagens por texto ditado. Dispõe ainda de um sistema de áudio com seis altifalantes e duas portas de carregamento USB para telemóveis, incluindo nos lugares traseiros, ou carregador wireless na versão GT Line.
A Kia melhorou ainda a carroçaria do modelo, mudou a suspensão para uma posição mais traseira e instalou airbags para o condutor, joelhos do condutor e passageiro dianteiro, dois airbags laterais dianteiros e dois airbags de cortina, todos eles de série.
O modelo dispõe das tecnologias de segurança ativa DRiVE WISE para evitar ou atenuar os efeitos de uma colisão, gestão de estabilidade do veículo para situações de travagem e em curva, controlo eletrónico de estabilidade e direção assistida com motor elétrico, mas também smart cruise control, travagem autónoma de emergência, sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, assistente de máximos, função de informação do limite de velocidade, deteção do ângulo morto e alerta de tráfego traseiro. O sistema AEB da Optima Sportswagon é único neste segmento na Europa, e atua no “modo Cidade”, detetando veículos e peões.
O motor diesel CRDi de 1,7 litros (que será o responsável pela maioria das vendas na Europa) oferece 141 cv de potência e 340 Nm de binário, está disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou com a nova caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem, e regista emissões de CO2 na ordem dos 113 g/km com caixa de velocidades manual e 120 g/km com caixa automática. Os consumos variam entre os 4,4 l/100 km e os 4,6 l/100 km respetivamente.
A Optima Sportswagon é proposta no mercado nacional com preços que começam nos 31.330 euros (preço de lançamento) para a versão TX, culminando nos 36.920 da versão GT Line, só disponível com a caixa 7DCT.