O novo Ford Mondeo foi distinguido com cinco estrelas Euro NCAP,

a pontuação máxima atribuída por esta autoridade independente em matéria de testes de impacto. Já disponível na Europa nas versões de quatro e cinco portas e carrinha, para além do Mondeo Hybrid de quatro portas, é o primeiro Ford a nível mundial a oferecer Assistência Pré-Colisão com Deteção de Peões. A tecnologia está concebida para detetor pessoas na estrada, ou que podem cruzar-se no caminho do veículo, e aplica automaticamente os travões se o condutor não responder aos avisos.    
Igualmente pela primeira vez na Europa a tecnologia Cintos de Segurança Traseiros Insufláveis da Ford, uma estreia no segmento introduzida pelo Mondeo. Em caso de acidente, o cinto de segurança pode expandir-se para dispersar as forças do impacto numa área do corpo cinco vezes maior do que a de um cinto convencional.    
A nova estrutura do Mondeo foi reforçada na carroçaria com 61 por cento de aços de alta resistência, novos pilares das janelas da frente e as barras de tejadilho, reforço frontal, e painéis das embaladeiras.