Para o triénio 2014 - 2017


Norberto Gonçalves foi reeleito, no dia 25 de Outubro, presidente da direcção da AJTG - Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, para o triénio 2014 - 2017. Fazem também parte da direcção Elsa Fernandes (vice-presidente), Carlos Laginhas (vice-presidente), Nuno Laginhas (secretário), Maria Estela Amaral (tesoureiro), João Pedro Ferreira (vogal) e Miguel Pires Veiga (vogal). A Assembleia Geral é presidida por Henrique Martins, o Conselho Fiscal por António Saraiva e o conselho jurisdicional por António Ferreira.
A direcção eleita aproveitou a ocasião para apresentar as linhas orientadoras para o triénio, destacando o envolvimento da comunidade, o desenvolvimento do conceito de núcleo museológico interactivo, potenciar, em parceira, os pilares desporto, turismo e cultura e fazer a reafirmação da AJTG enquanto entidade reconhecida na área etnográfica, cultural e lúdica. Em simultâneo foram lançados pequenos desafios como o apelo à comunicação social no sentido de abrir espaço para as tradições locais (histórias, crenças, lendas e jogos), para a qual a AJTG estaria disponível em colaborar de uma forma contínua e permanente. Também foi sublinhado o conceito da cooperação interassociações, sendo que a AJTG se vai disponibilizar para ceder o seu espaço e parte do seu espólio bibliográfico a outras associações por forma a possibilitar o desenvolvimento de todos. Segundo uma nota da AJTG, “foi mais uma vez referida a importância do Museu do Jogo e a revitalização da Escola do Jogo do Pau, cuja existência conta com mais de 25 anos, repletos de marcos importantes na promoção da região a nível nacional e internacional”. “Depois de 35 anos de existência a AJTG continua a dar sinais claros de reforço da sua identidade, continuando a ter a capacidade de se reinventar”, é também referido.
A AJTG é uma entidade de utilidade pública, com sede na Guarda e que há 35 anos direcciona os seus esforços no sentido de promover e salvaguardar a cultura lúdica tradicional.