O slogan de apresentação do Hyundai i30 diz tudo o que se pretende deste modelo.

“Se pensa que já conhece a Hyundai, pense de novo!” Com linhas modernas e tecnologia avançada, o i30 insere-se no segmento C, sendo uma peça fundamental da marca num dos segmentos com maior quota de mercado. Aqui a marca sul coreana soube combinar ingredientes que não só o colocam ao nível da principal concorrência, como o destacam em aspetos como a segurança, onde oferece de série seis airbags, ABS, ESP, sistema de gestão de estabilidade, luzes de curva, entre outros, ou a economia, através da avançada tecnologia de motores com consumos de 3,8 l/100 kms e emissões CO2 de 100g/km.
A versão ensaiada, o 1.6 CRDi Blue de 110cv, não se deixa intimidar nas prestações nem recuperações, com 260 Nm de binário e 185 Km/h de velocidade máxima, enquanto a condução que oferece é isenta de reparos. Os materiais revelam qualidade, embora alguns também pareçam suscetíveis a riscos mas o interior é acolhedor, deixando transparecer o cuidado da marca em evoluir, enquanto a instrumentação, toda em tons de azul, marca uma presença própria. O conforto é assegurado, não só por um comportamento são, mas também pela suspensão dianteira McPherson e pelas molas helicoidais na suspensão multilink traseira, que asseguram uma viagem confortável e um pisar preciso, assim como o FLEX STEER, funcionalidade da direção assistida elétrica, que inclui três níveis de resposta. O modo Normal possibilita uma condução adequada a percursos citadinos e estrada, o Sport permite uma resposta mais rápida e direta em velocidades mais elevadas, enquanto o Comfort facilita as manobras de estacionamento.
A nível de equipamento, a marca também aposta numa oferta acima da concorrência, onde este nível de equipamento Comfort dispõe de, ar condicionado, porta AUX + USB, porta-luvas com refrigeração, rádio integrado com leitor de CD, MP3 e comandos de áudio no volante, apoio de braço central, tomadas de corrente auxiliar 12V no habitáculo, ‘Welcome lights’ & ‘Follow me home’, luzes de circulação diurna em LED, retrovisores de comando elétrico e aquecidos, entre alguns outros e, neste caso, a unidade ensaiada que dispõe de jantes liga leve de 16”, apresenta um valor de 23.710€! Claro está, com garantia integral de cinco anos sem limite de quilómetros. É caso para dizer, se ainda não tinha pensado no i30 como uma proposta a ter em conta… pense de novo!