Depois das versões hatch e wagon do novo Ceed, modelo que revelou uma enorme evolução face ao anterior,

a Kia revelou o Proceed, uma sedutora Shooting Brake praticamente sem concorrência e que, tal como esperado, tem feito enorme sucesso. Agora, chega ao mercado a 4ª variante do Kia Ceed.
O Kia XCeed apresenta-se como um crossover utility vehicle – CUV – e pretende combinar o sentido prático de um SUV com um estilo desportivo e dinâmico e uma condução envolvente. O próximo passo, já em 2020, e como não podia deixar de ser, passa pela eletrificação. O Kia XCeed Plug-in Hybrid deverá proporcionar uma autonomia elétrica de cerca de 60 km.
Querendo ser uma alternativa desportiva aos tradicionais SUV, o construtor concebeu um projeto em separado à restante gama Ceed. Partilhando naturalmente a plataforma, o XCeed diferencia-se desde logo. Prova disso é o facto das portas dianteiras serem o único painel que o XCeed tem em comum com a restante gama. A distância ao solo de 184 mm coloca-o num patamar superior, ainda que na posição de condução tal fator não seja imediatamente percebido.
A Kia fez diferente e a nós pareceu-nos a escolha inteligente. O Kia XCeed não é apenas um Kia Ceed mais alto ou com um aspeto mais aventureiro. É de facto um automóvel com características diferentes e que se sentem ao volante. A maior parte, verdadeiras mais-valias para quem procura um SUV, num mercado tão inundado de propostas. O maior fator de caráter próprio e distinto é a suspensão com uma afinação exclusiva e batentes hidráulicos na dianteira, que permitem melhor absorção das irregularidades e, assim, maior conforto em pisos mais degradados.
A bagageira é outro fator diferenciador. Os 426 l que oferece são superiores à capacidade do Ceed hatchback. O desenho dos faróis é totalmente novo, com as típicas luzes “ice cube” LED da família Ceed a surgirem com um formato mais angular e com indicadores de mudança de direção esguios, que se prolongam até às cavas das rodas. Na traseira, os novos grupos óticos apresentam uma assinatura de luz LED de alta tecnologia que, quando vista de determinados ângulos, parece projetar-se para a frente, até à linha de cintura do veículo.
Com um comprimento total de 4395 mm, o Kia XCeed é 85 mm mais comprido do que o Ceed hatchback de cinco portas e 90 mm mais compacto do que o Sportage. A sua altura de tejadilho máxima de 1495 mm faz com que seja 48 mm mais alto que o Ceed e 150 mm mais baixo que o Sportage, oferecendo ao condutor um centro de gravidade mais baixo do que este seu “irmão” SUV e uma posição de condução mais alta do que o Ceed convencional. O XCeed é também dono de uma linha de tejadilho estilo coupé com um capot alto e longo. De lado sobressaem as jantes de 183†e ainda as cavas das rodas e a zona inferior revestidas com plásticos.
A gama XCeed é constituída por quatro motorizações e dois níveis de equipamento – Drive e Tech. Com injeção direta a gasolina (T-GDi), apresenta o 1.0 T-GDi, de três cilindros com 120 cv e 172 Nm de binário, e o 1.4 T-GDi com 140 cv e um binário de 242 Nm. No que diz respeito aos Diesel, o XCeed tem à sua disposição as unidades mais limpas e eficientes produzidas pela Kia. O motor 1.6 Smartstream é fornecido com 115 ou 136 cv. Dependendo do diâmetro das jantes e especificações, as emissões vão dos 109 g/km (ciclo combinado), até aos 112 g/km (ciclo combinado). As versões mais potentes podem ser combinadas com a caixa automática de dupla embraiagem de sete relações.
Os preços começam nos 21 990 euros da versão 1.0 l de 120 cv e vão até aos 29 340 euros do 1.6 CRDi com 136 cv, valores com campanha de lançamento por tempo indeterminado. O primeiro dos dois níveis, o Drive, já inclui de série dotações como os faróis full led, jantes de 183, estofos em tecido e pele e um conjunto de equipamentos de ajuda à condução, tais como alerta de colisão frontal ou o lane keeping assist. No nível de topo, o Tech, o utilizador pode encontrar, de série, o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e o novo monitor central com navegação e múltiplas ligações Bluetooth de 10,25’’, para além da abertura inteligente do porta-bagagens. A multiligação Bluetooth de série permite a ligação de dois telefones móveis em simultâneo e é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Com o início das vendas agendado para este mês, este elemento mais recente da família Ceed é comercializado de série com a garantia da Kia de 7 anos ou 150 000 km.