A Mercedes-Benz está entre as marcas preferidas pelos portugueses no que toca à qualidade.

À questão principal de que se o cidadão português médio tivesse uma quantidade ilimitada de dinheiro à sua disposição e pudesse tomar decisões apenas com base na qualidade, foi respondido que conduziria um Mercedes, iria a concertos dos U2, Xutos & Pontapés ou da Mariza e iria aos estádios assistir aos jogos do S.L. Benfica.
Estes são alguns dos resultados do primeiro Estudo DEEPMA/QUDAL - QUality meDAL realizado em Portugal em maio deste ano pela organização Suíça ICERTIAS - International Certification Association GmbH. Sediada em Zurique, esta entidade utilizou um questionário online, com base numa amostra de 1.200 portugueses com idades acima dos 15 anos, em todo o território nacional, abrangendo mais de cem categorias comerciais e não-comerciais.
Como é salientado pela ICERTIAS, o Estudo QUDAL - QUality meDAL tem como objetivo destacar e popularizar a importância da qualidade e a exigência do melhor. Na categoria - “Carros em geral”, quando questionados sobre o nome do fabricante ou concessionário que oferece a melhor qualidade no mercado português”, os portugueses responderam “Mercedes”. O jogador de futebol Cristiano Ronaldo é considerado o melhor e o S.L. Benfica é o melhor clube no mundo (independentemente da modalidade desportiva). O grupo musical com a melhor qualidade do mundo teve como resposta a banda U2 e em artista ou cantor/a foi apontada a Shakira. Nos artistas nacionais surgem Xutos & Pontapés e Mariza. Na categoria comercial aparecem os iogurtes Danone, o vestuário da Zara os telemóveis Samsung, o creme facial Nivea, os computadores portáteis Apple, a roupa e calçado desportivo Adidas, o banco Caixa Geral de Depósitos, a água mineral Pedras, a loja online Continente, entre tantos outros.
A ICERTIAS é uma organização privada e politicamente independente, conhecida pelo Prémio Best Buy (www.best buyaward.org) e pelos sistemas de estudo e certificação QUDAL - QUality meDAL (www.qudal.com).