Basquetebol


O Sport Algés e Dafundo venceu a Taça Nacional de Seniores Femininos e o Beira Mar a Taça Nacional de Seniores Masculinos, nos jogos das  finais de basquetebol, que decorreram no último fim-de-semana no Pavilhão de São Miguel.
Em femininos, o jogo foi bastante equilibrado com o Algés a comandar o marcador no princípio ao fim da partida, perante o SC Vasco da Gama que depois do primeiro período, conseguiu manter a desvantagem por apenas oito pontos. O Algés acabaria por vencer com um resultado de 50-55. Inês Monteiro, do Algés, foi a atleta mais valiosa que ajudou a levar a taça para a cidade de Oeiras.
Já na final de masculinos, o Algés entrou bem na partida, chegando ao final do primeiro período a vencer por um ponto (24-25). A partir do segundo tempo o Beira Mar tomou conta do jogo e chegou ao intervalo a ganhar por oito pontos (48-40). Uma vantagem que não parou de crescer, terminado a partida com o Beira Mar a vencer por 95-69. Um resultado para o qual contribuiu Ernesto Fontes, considerado o jogador mais valioso.
Recorde-se que estas não foram as únicas finais de competições nacionais da modalidade que este ano se disputaram no distrito da Guarda. Na semana passada, o concelho do Sabugal acolheu a final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Masculinos, na qual o CD Póvoa derrotou o SC Farense, por 67-62.
O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, Tiago Nascimento, explicou que a realização destas provas na Guarda “tem a ver com a capacidade de organização que foi demonstrada no Sabugal e por outro lado, com a vontade da federação expandir a alta competição aos territórios de baixa densidade”.
Referiu, ainda que estas iniciativas demonstram que “o basquetebol é um desporto para todos e estas finais são importantes para o interior de modo a divulgar a modalidade ao mais alto nível, acabando também por oferecer uma motivação extra para os jovens para a prática desta modalidade”.