Volta a Portugal em Bicicleta
A Etapa da Volta é o evento que traz para dentro da maior prova de ciclismo a nível nacional todos os amantes deste desporto, proporcionando-lhes a experiência e as sensações vividas pelos ciclistas numa Etapa da Volta a Portugal.
A Guarda recebe a Etapa da Volta RTP, durante o dia de descanso da grande competição, que na edição deste ano será no dia 16 de Agosto (quarta-feira), permitindo à organização disponibilizar todas as estruturas e meios implicados na Volta a Portugal para este evento integralmente dedicado a todos os atletas amantes do ciclismo.
A partida oficial será às 10.00 horas.
Os participantes terão uma etapa com uma distância aproximada de 75 km que os levará a conhecer novas paisagens do concelho da Guarda, em direcção a Espanha, para Leste.
Em pleno planalto Beirão, que marca o início da Meseta Ibérica, os participantes vão pedalar em volta do Castro do Jarmelo, onde viram a Oeste de regresso à Guarda. O planalto dá lugar a duas pequenas subidas, onde se situam os parques eólicos de Argomil-Mouro e Galo-Rainha. A prova segue para Sobral da Serra e Porto da Carne, onde vai cruzar e acompanhar o Rio Mondego, cruzando novamente na Ponte da Mizarela, onde começa a longa subida para a Guarda.
A meio da subida os participantes passam junto ao paredão da Barragem do Caldeirão, onde se situa uma das entradas dos novos Passadiços do Mondego.
Entrando na cidade da Guarda, pela N16, os ciclistas vão circular pela via externa, até rampa da recta da meta.
A Etapa da Volta RTP é uma prova aberta a todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas federados ou não federados, de ambos os sexos e que completem pelo menos os 15 anos até ao final do ano de 2023.
Os participantes com menos de 18 anos à data da prova terão que apresentar uma declaração autorizando a sua participação.
A 16.ª Etapa da Volta RTP é um evento de cicloturismo, obedecendo à regulamentação das Provas Abertas da Federação Portuguesa de Ciclismo estando por isso sujeita aos princípios constantes nesse mesmo regulamento.
A Etapa da Vilta RTP está integrada no programa da 84ª Volta a Portugal em Bicicleta que vai decorrer entre 9 e 20 de Agosto, num total de 1.598,6 quilómetros, de Viseu a Viana do Castelo.
Etapas da Volta a Portugal em Bicicleta 2023: 9 de Agosto - Prólogo, Viseu - Viseu, 3,6 km (CRI); 10 de Agosto - 1.ª Etapa, Sangalhos (Anadia) – Ourém, 188,5 km; 11 de Agosto - 2.ª Etapa, Abrantes – Vila Franca de Xira, 177,3 km; 12 ago: 3.ª Etapa, Sines – Loulé, 191,8 km; 13 Agosto - 4.ª Etapa, Estremoz – Castelo Branco, 184,5 km; 14 Agosto - 5.ª etapa, Mação – Torre (Covilhã), 184,3 km; 15 de Agosto - 6.ª Etapa, Penamacor – Guarda, 168,5 km; 16 de Agosto - Dia de Descanso (Guarda); 17 de Agosto - 7.ª Etapa, Torre de Moncorvo – Larouco (Montalegre), 162,6 km; 18 de Agosto - 8.ª Etapa, Boticas – Fafe, 146,7 km; 19 de Agosto - 9.ª Etapa, Paredes – Mondim de Basto (Senhora da Graça), 174,5 km; 20 de Agosto - 10.ª Etapa, Viana do Castelo – Viana do Castelo, 16,3 km.