Guarda


O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) acolheu, nos dias 14 e 15 de Novembro, o Congresso Internacional de Exercício e Performance Desportiva (CIDESD 2014 International Congress of Exercise and Sports Performance).
Tratou-se de uma organização conjunta do IPG e do Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), que se afirmou como “um espaço de confluência entre académicos, treinadores e atletas que possibilite interacções científicas relevantes, enquanto suporte para intervenções mais qualificadas ao nível da prescrição de exercício e da performance desportiva”.
Carolina Vila Chã, da organização do Congresso e docente da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG, faz um “balanço extremamente positivo” destacando as “excelentes comunicações e o elevado interesse manifestado pelos oradores e participantes”. A responsável salientou que os conferencistas, alguns deles de renome internacional, lhe manifestaram a “satisfação por estarem na Guarda, no Politécnico”, onde estiveram presentes elementos de várias universidades e de outras instituições e organismos”, os quais apreciaram “a vitalidade e o dinamismo” do curso de Desporto da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do IPG.
Dos vários conferencistas convidados mereceu realce Per Tesch (Karolinska Institute Estocolmo, Suécia) que “dissertou sobre a importância do treino de força excêntrico na performance desportiva e na qualidade de vida da população em geral, dando exemplos dos inúmeros estudos que realizou com atletas e astronautas da NASA.
O congresso contou com cerca de 300 participantes oriundos de várias partes do país bem como do Brasil e de Espanha.