Foi no Circuito do Estoril com muita competitividade e ambiente de festa que decorreu a última prova pontuável da 1ª edição do Troféu C1 Learn & Drive.
O Escape Livre esteve presente entre 45 equipas, ao volante do C1 #911.

Com todas as equipas mais confiantes e mais experientes, e numa pista talvez mais conhecida da maioria, uma vez mais as seis horas disputaram-se com muito interesse até à última volta, e sem incidentes de maior. Com o vento forte e característico do Circuito do Estoril, o C1 da equipa Escape Livre / Razão Automóvel acabou por não permitir uma volta capaz de fazer arrancar, como habitualmente, dos primeiros lugares, devido a problemas na bomba de combustível.
A equipa G Tech, no entanto, deu o primeiro passo para a vitória ao obter a pole position para a corrida, liderando o pelotão após o arranque. Apesar da elevada competitividade, todos cumpriram as primeiras voltas sem incidentes, mostrando que o resultado final era prioritário sobre a luta curva-a-curva. Ao longo das seis horas de prova, os maiores desafios para as equipas passavam por paragens de boxes eficientes, preservar as mecânicas e evitar as penalizações em pista. Seria da 19ª posição da grelha que a equipa Escape Livre / Razão Automóvel começaria o desafio de recuperar lugares. Animados e confiantes para as 6 horas, e com o objetivo do top10 alcançado na última prova em Portimão, o C1 #911 foi recuperando posições. Com ultrapassagens sucessivas nas primeiras voltas, menos de trinta minutos depois estava na 6ª posição!
Foi no entusiasmo das ultrapassagens sucessivas que uma travagem mais tardia fez atuar o ABS do pequeno C1, não dando qualquer hipótese de evitar uma saída de pista. Sem baixar os braços, a equipa manteve a estratégia e foi recuperando graças ao andamento constante e uniforme de toda a equipa.
No final, e com uma corrida exemplar, foi a G Tech que venceu a corrida, cumprindo igualmente a volta mais rápida. No segundo lugar ficou a RP Motorsport, que conseguiu assim o título na categoria PRO. O pódio ficou completo com a Gianfranco Motorsport, que se sagrou campeã na primeira edição do Troféu C1 Learn & Drive, ganhando assim a inscrição para as 24 Horas de Spa. A equipa Escape Livre / Razão Automóvel viu a bandeira de xadrez no 12º lugar, não conseguindo alcançar o principal objetivo de terminar no top 10, apesar da boa prestação, tendo inclusivamente alcançado a 5ª volta mais rápida ao circuito.
Para André Marques, sócio gerente da Motor Sponsor, “Esta primeira edição foi sempre em crescendo, e agora fechámos com chave de ouro aqui no Estoril. Não gosto de frisar nomes, porque temos imensos participantes, mas é impressionante analisar a variedade de Pilotos e Equipas que conseguimos ter nas nossas grelhas. Desde uma AutoCloche, Auto Mateus ou C1 Racing Team, que nunca tinham estado envolvidas no desporto automóvel, até uma Martinho Sport, G Tech, VLB Racing, Gianfranco Motorsport ou Auto Paraíso da Foz. Se falarmos de nomes mais sonantes do automobilismo nacional, tivemos Mário Silva, João Baptista ou Francisco Carvalho, que já foram vencedores de Troféus Citroën na década de 90. É um enorme orgulho!”
Nas contas finais do Troféu C1 Learn & Drive, a equipa Escape Livre / Razão Automóvel, composta pelos pilotos Francisco Carvalho, Nuno Antunes, Guilherme Costa, Diogo Teixeira e André Nunes, alcançou o 15º lugar da geral, e o 9º da categoria PRO-AM, correndo com o apoio da First Stop, Intermarché da Guarda, Sportclasse, Overlay e QF.
O Troféu C1 segue agora para o Autódromo Internacional do Algarve, de 4 a 6 de outubro, para a prova extra das 24 Horas do Algarve.