A rede de concessionários Citroën em Portugal já tem disponível o Citroën C4 Cactus, o automóvel que se apresenta como uma alternativa às berlinas compactas. Design, conforto, tecnologias úteis e preço acessível são as apostas da marca para este modelo com preços a partir de 16 mil euros.


Em Portugal, a gama C4 Cactus vai contar com três motorizações, o 1.2 PureTech a gasolina, de 82 cavalos de potência, e dois diesel: 1.6 e-HDI de 90 cavalos com caixa robotizada e o 1.6 blueHDI de 100 cavalos com caixa manual de 5 relações, este último disponível em Julho.
De design irreverente, o C4 Cactus destaca-se por alguns elementos diferenciadores, desde logo os Airbump, uma inovação Citroën, útil, estética e personalizável, que reforça o design pelo seu aspeto gráfico e protege a carroçaria, de série em toda a gama. A «interface» de condução é 100% digital, 100% intuitiva, de modo a providenciar uma posição de condução livre e conectada, com comandos agrupados em torno de um ecrã táctil de 7 polegadas, de série, que comanda climatização, sistemas multimédia, navegação, sistemas de ajuda à condução e telefone, para além da habitual regulação dos parâmetros. Os amplos bancos dianteiros foram desenhados no espírito de um sofá. Um airbag para passageiro colocado no tejadilho (tecnologia Airbag In Roof), é um exclusivo mundial que oferece espaço adicional ao passageiro da frente e uma maior capacidade de arrumação. O tejadilho vidrado panorâmico de elevada proteção térmica ilumina o habitáculo, protegendo dos efeitos do calor (opcional no nível Shine). A marca reduziu custos operacionais, eliminando o que é supérfluo, através da associação de uma plataforma otimizada a eficientes motores de última geração e conseguiu uma redução de peso em 200 kg face a um Citroën C4, conseguindo um consumo de combustível reduzido (apenas de 82 g/km de CO2 e 3,1 l/100 km em versão Diesel e 107 g/km de CO2 e 4,6 l/100 km na versão a gasolina).
As dimensões do Cactus foram otimizadas, em benefício do estilo, da habitabilidade e do conforto de condução. A distância entre eixos é de 2,60 m (equivalente à de um Citroën C4), o comprimento de 4,16 m, a largura de 1,73 m. A bagageira tem a capacidade de 358 litros.
O modelo dispõe de ajudas à condução, como o sistema Park Assist, ajuda ao arranque em plano inclinado, a iluminação estática nos cruzamentos e serviço Citroën eTouch (disponível em Julho) que integra um sistema de chamada de emergência e de assistência localizadas, serviços gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O modelo apresenta três níveis de equipamento: Live, Feel e Shine. Em termos de preços, o Citroën C4 Cactus começa, nos 16.000 com o motor a gasolina, ascendendo aos 18.806 euros, do nível de equipamento de topo, Shine. Nos diesel, inicia-se nos 20.200 euros em ambas os motores na versão de entrada, terminando o 1.6 BlueHDI nos 23.000 euros, versão Shine. Com a oferta especial de lançamento, válida até 30 de setembro, os clientes poderão beneficiar do up-grade de versão, podendo adquirir um C4 Cactus de nível Shine pelo preço de um C4 Cactus Feel, ou este último pelo preço de um C4 Cactus Live.
Na fase de lançamento, a Citroen propõe ainda duas séries especiais denominadas Silver e Moonlight: a primeira com nível intermédio de equipamento e decoração específica, e a segunda baseada na versão Shine à qual adiciona, entre outros elementos, as jantes de 17 polegadas.