Novo Toyota Yaris


Com quase 3 milhões de carros vendidos por ano na Europa Ocidental, o segmento dos utilitários valeu, em 2013, uma quota de mercado de 20,4% do mercado total. O Yaris teve a sua responsabilidade nesses números, mais exatamente por 24% das novas matrículas da Toyota na Europa. Num mercado tão competitivo, era altura de dar o salto para uma das renovações mais importantes da gama, que já está desde setembro no mercado nacional.
Depois da primeira geração lançada em 1999 (eleito Carro do Ano), da segunda em 2005, onde lançou o primeiro airbag para os joelhos, e da terceira em 2011, onde estreou o primeiro sistema híbrido no segmento B, o Yaris não surge agora numa nova geração, mas as diferenças que a Toyota quis destacar são evidentes, desde logo um novo design, um interior mais cuidado, novos preços e um motor de acesso mais eficiente.
Refletindo o renovado foco da Toyota no design e a importância do modelo no mercado, o novo Yaris apresenta um design mais distinto e mais arrojado, baseado nos conceitos “Keen Look and Under Priority” da Toyota, mostrando nova grelha e para-choques, introduzindo um novo grupo ótico LED e acentuando a presença na estrada. De perfil, o novo Yaris beneficia de uma nova moldura em torno das portas e de quatro novos tipos de jantes de liga leve, de 15" e de 16".
O interior foi melhorado com novos materiais para aumentar o prazer de condução, o conforto a bordo e sensação de aumento de espaço e conta agora com uma zona fechada para armazenamento de objetos e novos padrões e cores nos revestimentos de bancos em cada nível de equipamento.
Active, Comfort e Sport são complementados por 6 packs mediante as motorizações convencionais a gasolina ou diesel, permitindo maior personalização. Como exemplo, o pack Style contempla as jantes de liga leve de 16 polegadas e os faróis de nevoeiro, o pack Techno contempla os sensores de chuva e luminosidade, ar condicionado automático ou o espelho electrocromático e o pack Sport inclui óticas traseiras em LED, vidros traseiros escurecidos ou as óticas frontais com projetor.
O conforto melhorou graças a aspetos como uma plataforma mais rígida, uma suspensão traseira redesenhada, suspensão dianteira mais suave, nova tecnologia dos amortecedores e novo software de controlo da direção assistida (elétrica). A redução do ruído foi conseguida pelo motor, aerodinâmica e materiais isolantes.
De série no novo Yaris a partir do nível Comfort, dispõe agora dos mais recentes sistemas multimédia Toyota Touch 2, com ecrã tátil, a cores, de 7” (maior que o anterior). O menu do ecrã foi expandido para incorporar mais conteúdos sobre o estado do veículo. O Toyota Touch 2 com Go oferece ao utilizador um melhorado sistema de navegação que representa a melhor relação preço/qualidade do mercado.
O novo Yaris está disponível com 4 motorizações. Um profundamente revisto 1.0 litros de 3 cilindros que é o primeiro elemento de uma nova família de motores altamente eficientes com lançamento previsto para 2015 e consegue um consumo combinado de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 reduzidas para 95 g/km. Motores de 4 cilindros de 1.33 litros a gasolina e 1.4 litros diesel, com caixas manuais de 6 velocidades, completam a gama e permitem a velocidade máxima de 175 km/h com consumos médios de 4,8 l/100 km para o 1.33 litros a gasolina e 3,8 l/100 km no caso do 1.4 D-4D diesel. A versão 1.33 a gasolina está igualmente disponível com uma transmissão de variação contínua Multidrive S.
A versão híbrida, onde se espera uma fatia de vendas de pelo menos 20%, foi melhorada e consegue agora emissões de C02 ainda mais baixas (75 g/km em vez de 79) e consumos inferiores a 3,3 l/100 km.
Os preços iniciam-se nos 13.250 euros da versão de acesso com o motor 1.0 VVT-i. O Yaris 1.4 D-4D começa nos 16.905 euros e o Yaris 1.33 Dual VVT-i nos 14.690 euros. A versão híbrida está disponível a partir de 18.690 euros.