Na estrada com
BMW 320d Xdrive Touring


É uma imagem de marca e como tal tem que ser cuidada, moderna e constantemente revigorada, e foi isso que a marca alemã fez neste mais recente série 3. Falamos aqui mais concretamente da versão carrinha, denominada de Touring. Esta cresceu e oferece agora mais espaço a bordo, favorecendo a habitabilidade e, claro, é o mesmo que dizer que a família viaja bem melhor. Também o interior foi alvo de algumas atualizações que a aproxima da sua irmã de maior prestígio, a série 5. Neste caso contamos com o sistema de navegação profissional já com comando que permite desenhar as letras ao invés de as ter que selecionar com o botão rotativo. Na prática funciona ainda melhor do que se espera! Funcional, intuitivo e rápido! E se o 320d dispensa qualquer tipo de apresentação, esta em particular, associada à tração integral Xdrive, oferece algo mais e que merece o nosso destaque. O dedilhar das patilhas no volante em estrada de serra passa a ser acompanhado de um comportamento ímpar, diferente e que transmite ainda mais segurança e estabilidade, nomeadamente em pisos de fraca aderência como aqueles que fizemos questão de experimentar, aproveitando uns dias de neve que cobriram as estradas, e onde raramente o sistema "pestanejou"... Tudo isto desfrutando ainda da direção desportiva variável, e confortavelmente encaixados nos bancos desportivos. A par disto, vamos instalados rodeados de algum luxo, ou não fosse este o nível de equipamento Luxury, que se destaca também pela elegância de alguns pormenores como sejam frisos exteriores cromados e frisos interiores em madeira nobre fineline antracite, ponteiras de escape igualmente cromadas, ou as exclusivas jantes de liga leve de 18” em alto brilho, até ao pormenor da chave em preto com aplicação decorativa cromada que identifica desde logo e linha Luxury deste série 3.
A motorização atual deste bestseller é o bloco 2.0 de 184cv com 380Nm de binário, onde a caixa automática assenta como uma luva e permite prestações interessantes como sejam os 222 Km/h de velocidade máxima, ou os 7,7 segundos dos 0-100 Km/h, tudo isto com consumos comedidos, principalmente depois de ativado o modo Eco Pro, onde se conseguem valores próximos aos 4,9 l/100km anunciados.
Depois é claro, existem série 3, e série 3... E se o primeiro poderá ficar se pelos 39 mil €, este último, tal como a unidade ensaiada, tem o valor de 62.000€, o preço a pagar pela exclusividade e bom gosto, dentro da mesma imagem de marca!


Volkswagen lança série especial Tiguan Cup

A Volkswagen introduz no mercado o novo Tiguan Cup, uma clara aposta na relação preço / equipamento. A série especial Volkswagen Tiguan Cup é proposta com o motor 2.0 TDI com uma potência 110 cv e tração dianteira. No exterior e no interior, destaca um ambiente com um design cheio de pormenores de estilo. Baseada na versão Sport, no Tiguan Cup acrescem os seguintes equipamentos: matrícula com LED; badge CUP no exterior; estofos específicos “Recife”; apoio de cabeça em X; embaladeira “CUP”; jantes em liga leve de 17 polegadas. Um conjunto de equipamentos selecionados que proporcionam a cada viagem um ambiente moderno, exclusivo e de conforto.
Um dos fatores chave do sucesso do Tiguan é o interior versátil. Por exemplo, as funções de todos os controlos e comandos são ativadas com rapidez, o banco traseiro faz rebatimento assimétrico (60:40) e possui regulação longitudinal (para a frente e para trás) até 16 cm e pode também ser reclinado. A capacidade de carga varia de 470 a 1510 litros. As costas do banco do passageiro dianteiro podem ser totalmente rebatíveis para a frente, permitindo transportar objetos até 2,5 metros de comprimento.

Valorpneu assinala 1 milhão de toneladas de pneus

Um milhão de toneladas de pneus usados já foram recolhidos e valorizados pelo Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) gerido pela Valorpneu, desde 2003, ano em que o sistema foi implementado. Entre 2003 e final de abril de 2014 do um milhão de toneladas de pneus que passaram no SGPU, 21,5% foram recauchutados, 47,3% reciclados e 29,2% valorizados energeticamente.
O sistema conta com 49 pontos de recolha por todo o país e uma rede de 23 operadores de transporte, 29 recauchutadores e de 8 valorizadores, que incluem três instalações de reciclagem. Da reciclagem de pneus é obtido o granulado de borracha utilizado no enchimento dos campos de relva sintética, nas misturas betuminosas com borracha, nos pavimentos de parques infantis, na indústria de isolamentos e de artefactos de borracha, entre outros. O sistema evita ainda gases com efeito estufa e é responsável por quase 2.000 postos de trabalho, dos quais 970 diretos e 1013 indiretos ou induzidos.



Mercedes-Benz Portugal comemorou 25 anos

A Mercedes-Benz Portugal festejou os seus 25 anos na companhia dos seus clientes, colaboradores e parceiros de negócios. Joerg Heinermann (Presidente da Mercedes-Benz Portugal), Markus Breitschwerdt (vice presidente de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Europa), Basílio da Horta (presidente da câmara municipal de Sintra), Ulrich Brandenburg, embaixador da Rep. Federal da Alemanha em Portugal e António Pires de Lima, ministro da Economia, foram os oradores desta comemoração onde foi também inaugurado o seu novo espaço da marca destinado a viaturas clássicas - Classic Center de Sintra.
Nas comemorações dos 25 anos foi entregue uma viatura Mercedes-Benz Vito de 9 lugares ao Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência (C.E.C.D.), de Mira Sintra, e foi oferecida a chave da vila de Sintra por Basílio Horta a Markus Breitschwerdt.
O novo Classic Center da Mercedes-Benz agora inaugurado tem nos próximos meses em exibição (e com entrada gratuita) 16 viaturas clássicas provenientes do Museu de Estugarda e de colecionadores portugueses, desde o Patent Wagen ao mítico 300 SL, passando ainda pelo F1 guiado por Schumacher.
A representação da Mercedes-Benz em Portugal iniciou-se em 1936, com a firma C. Santos. Após os anos 50 registou-se um aumento gradual na venda destes veículos e em abril de 1989, este importador da Mercedes-Benz para Portugal foi adquirido pelo então denominado Grupo Daimler-Benz, o que marcou o início das atividades da Mercedes-Benz Portugal.