Na estrada com...


A Audi A4 Avant não é novidade para ninguém, mas a inclusão do novo motor 2.0 TDI Ultra de 190cv, estreado no A6, em conjunto com a caixa automática de dupla embraiagem S tronic e o sistema Quattro de tração integral, fazem com que esta se transforme em outra carrinha, tornando-se numa A4 verdadeiramente especial, ou não fosse ela custar tanto de base como uma A6 Avant 2.0 TDI de 150cv.
O novo bloco utiliza um sistema de injeção de gasóleo de alta pressão, duas bombas de água que podem trabalhar de forma independente, maximizando o funcionamento térmico no arranque, veios de equilíbrio reposicionados e um novo catalisador que usa o aditivo AbBlue para cumprir as normas Euro6. O resultado é um bloco mais potente e, simultaneamente, mais económico, que entrega a potência de forma constante em qualquer regime, proporcionando uma condução agradável e despreocupada. Na prática são 7,6 segundos dos 0-100 Km/h, 229 Km/h de velocidade máxima e consumos combinados de 5,1 l/100 Km.
Depois, a caixa S Tronic e o sistema Quattro, sistemas nos quais a Audi foi pioneira, e a suspensão pneumática, assumem a diferença numa proposta marcada pelo espaço e qualidade de construção e materiais. Um concentrado de tecnologia que se mantém como referência e que agora, uma vez mais, inova com um conjunto que tem do melhor que se faz nesta área. Em qualquer condição meteorológica e tipo de piso, esta A4 é exemplar no conforto e no comportamento dinâmico, para os quais contribui também o Audi Drive Select, que já o dissemos em outros ensaios mas não nos cansamos de repetir, é imprescindível neste tipo de automóvel.
Se só assim o resultado é apetecível, junte-se os pacotes desportivo e exterior S Line, Advance e Exclusive, as jantes de liga leve de 19”, os faróis de xénon plus, o sistema de MMI de navegação plus, os bancos aquecidos com regulação elétrica e memórias, entre outros, e até na aparência, esta A4 se destaca das restantes.
O valor a pagar é de 23.800€ só em extras, ficando a fatura final em 74.320€. Uma vez mais, uma diferença para a restante gama A4 que em comum tem aquilo a que a marca dos anéis já nos habituou - bom gosto, rigor de construção e facilidade de utilização - tudo a contribuir para que esta seja uma proposta irrepreensível para o condutor e ocupantes.