Basquetebol


Em Assembleia Geral realizada no dia 14 de Janeiro 2023, foi aprovado por unanimidade o Plano de Actividades e Orçamento da Associação de Basquetebol da Guarda para o ano 2023. O plano contempla cinco eixos de acção estratégica, que se focam essencialmente nos seguintes pontos: apoiar os Clubes em actividade e em iniciação da modalidade nos escalões de formação, sobretudo no minibasquete; formar quadros técnicos qualificados para permitir a entrada de novas equipas; melhorar desempenho das selecções regionais; organização de fases finais de alta competição para alavancar a modalidade; incentivar a adopção da prática juvenil do 3x3; atrair novos talentos para a arbitragem de forma a garantir todos os jogos com árbitros.
O presidente da Associação de Basquetebol da Guarda, Tiago Nascimento disse que “encaramos o ano de 2023 como mais um ano de grande exigência, com enormes desafios devido conjuntura internacional ainda muito instável, mas queremos fazer aquilo que a modalidade precisa e que poderá ser um ano de perspectivas positivas para o futuro do basquetebol do distrito da Guarda”.
A reunião também ficou marcada pela aprovação unânime da filiação da Associação Desportiva Estrela de Almeida, que vai relançar a modalidade no concelho de Almeida. A ABGuarda passa a possuir 11 Clubes filiados, um marco histórico alcançado para o basquetebol desta região do interior.