Iniciativa está marcada para os dias 13 e 14 de Julho


Armindo Araújo, Rui Sousa e Santinho Mendes, campões nacionais em 2018, foram os primeiros a confirmar presença no Guarda Racing Days, que a Câmara Municipal da Guarda e o Clube Escape Livre organizam nos dias 13 e 14 de Julho.
Também já confirmados estão outros pilotos de alto nível como Fernando Peres, Pedro de Mello Breyner, Pedro Matos Chaves, Francisco Carvalho, Nuno Madeira, Pinto dos Santos, Mário Mendes e Marco Martins, e as equipas de renome ARC Sport, de Aguiar da Beira, e a AMSport, de Viseu.
Irão igualmente disputar o circuito da Guarda o actual campeão nacional absoluto SSV João Monteiro, João Dias, da SGS Car Racing, os jovens Luís Cidade e Gonçalo Guerreiro, todos em Can-Am, e o campeão nacional SSV TT2, Mário Franco em Yamaha. Com eles virão também as equipas Sharish Gin Race Team, Can-Am Off Road Portugal, JB Racing Rich Energy e Franco Sport.
Valor seguro é ainda o piloto Hugo Lopes, que lidera o Campeonato de Portugal de Ralis 2WD e também confirmou a sua presença na Guarda com o Peugeot 208 R2 da AMSport.
Mas como a organização pretende também que o Guarda Racing Days possa ser um trampolim para jovens e promissores pilotos, em colaboração com a Peugeot Rally Cup Ibérica, vai convidar a participar os dois primeiros classificados desse troféu à data do evento da Guarda.
A prova, com um traçado 60 por cento em asfalto e 40 por cento em terra, conta com a presença de grandes pilotos mas é aberta a todos os condutores com carta de condução, com ou sem licença desportiva, que podem desde já inscrever-se em mais que uma categoria, sejam viaturas de ralis, viaturas todo terreno, viaturas Off Road ou viaturas SSV.
O evento pretende marcar a diferença. Uma encosta com vista privilegiada ao dispor do público, um percurso desafiante de 1,50 kms em asfalto e terra, e pilotos de quatro categorias diferentes do desporto motorizado, em disputa pelo pódio, são as grandes bandeiras deste evento. Está lançado o desafio desportivo que pretende juntar milhares de pessoas na cidade mais alta, ao longo de dois dias.
O centro de operações será instalado no Hotel Vanguarda e a competição desenrola-se na encosta junto à unidade hoteleira, a apenas dez minutos a pé do centro da cidade, evitando a deslocação com viatura própria. Para além da componente competitiva, da velocidade e da adrenalina a proporcionar um grande espectáculo, o Guarda Racing Days será ainda uma oportunidade de convívio e proximidade entre pilotos e público.
Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, refere que “estamos a preparar um evento que desejamos marcante e queremos que seja um cartaz turístico e desportivo deste verão para a cidade da Guarda. Estamos a criar todas as condições para receber da melhor forma não apenas os pilotos, como os entusiastas da competição automóvel, os visitantes ou simplesmente os curiosos”. E acrescenta: “Convidamos os pilotos a informar-se junto do Clube e a inscrever-se, não apenas pela competição, mas porque é uma excelente oportunidade de melhorar a visibilidade e divulgação da sua carreira junto do público e dos seus patrocinadores”.