Centro de Estudos Ibéricos


Estão abertas, até 5 de Maio, as candidaturas à décima segunda edição do Concurso de Fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”.
Trata-se de uma iniciativa de referência do CEI – Centro de Estudos Ibéricos que visa documentar a diversidade de territórios, sociedades e culturas dos diferentes continentes, em torno de quatro áreas temáticas: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.
Para além dos prémios habituais, esta edição conta com o apoio da FUJI Portugal Fujifilmxpt que atribuirá um prémio especial a um concorrente português, estando também previsto um apoio especial do CEI para um concorrente dos Países Africanos de Língua Portuguesa.
O projecto “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras” teve início em 2011 com os objectivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.
A edição de 2022 do Concurso alcançou resultados quantitativos e qualitativos expressivos, com a participação de setecentos participantes oriundos de mais de setenta países, o que possibilitou uma observação ampla, aberta e plural do mundo em que vivemos.