Longa-metragem produzida pelo serviço global de streaming Netflix


A Aldeia Histórica de Sortelha é um dos locais escolhidos para acolher as filmagens do filme “Damsel”, a nova longa-metragem produzida pelo serviço global de streaming Netflix. “Depois da Aldeia Histórica de Monsanto (com filmagens de ‘House of the Dragon’) é a vez de Sortelha receber as gravações de uma grande produção internacional, que vai levar os apaixonantes recantos desta Aldeia Histórica pelo mundo”, adianta a Aldeias Históricas de Portugal.
As filmagens do novo filme da produtora internacional obrigam a alguns acondicionamentos à circulação e visita na Aldeia Histórica de Sortelha, já a partir do dia 30 de Maio, com restrições na entrada Porta da Vila, em que o acesso estará interdito. A entrada para o cemitério também terá acesso condicionado e controlado.
No dia 3 de Junho, estará fechado por completo o acesso ao decor à excepção de clientes para o restaurante D. Sancho.
Os acessos à Aldeia Histórica estarão todos fechados nos dias 5, 6 e 7 de Junho.
Nos dias 8, 9 e 10 de Junho a entrada Porta da Vila terá cesso interdito, à excepção de clientes para o restaurante. Nesse dia a entrada no cemitério terá o acesso condicionado com controlo.
De 11 a 15 de Junho não haverá restrições nos acessos, mas ainda podem estar a decorrer trabalhos de remontagem e limpeza.
O filme “Damsel” será realizado por Juan Carlos Fresnadillo e conta a história de Elodi (Millie Bobby Brown), que vê a sua vida dar uma volta de 180º após ser obrigada a casar e viver num reino rival. Porém, esse não será o principal problema, mas sim a existência de um “terrível dragão”, que terá de ser derrotado. O argumento do filme é de Dan Mazeau.
A produção informou que o enredo do filme é uma espécie de conto de fadas em torno de Elodie, papel interpretado por Millie Bobby Brown, que casa com o príncipe Henry, herdeiro do reino de Áurea. Depois do casamento, Elodie é aprisionada numa caverna como sacrifício para manter um dragão satisfeito. Elodie terá de usar a força e a inteligência para sobreviver e encontrar forma de escapar.
O filme “Damsel” envolve uma equipa técnica com cerca de 250 pessoas. O elenco integra Millie Bobby Brown (da série «Stranger Things»), Shohreh Aghdashloo, Robin Wright, Nick Robinson, Angela Bassett, Ray Winstone e Brooke Carter. Participam ainda cerca de 35 figurantes portugueses.
Recorde-se que Sortelha integra a Aldeias Históricas de Portugal, uma Associação de Desenvolvimento Turístico, criada em 2007. Esta associação tem como objectivo promover o desenvolvimento turístico da Rede Aldeias Históricas de Portugal, da qual fazem parte, para além de Sortelha, as localidades de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão e Trancoso. As 12 Aldeias Históricas de Portugal estão localizadas no interior Centro de Portugal, distribuídas pelos municípios de Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Meda, Sabugal e Trancoso.