Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço promove, no dia 28 de Maio, às 15.00 horas, a sessão “Vida e obra do Dr. Pereira Neves”.
A iniciativa conta com a participação de João Pedro de Paiva Gomes Cunha Ribeiro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e de Fernando António da Costa Ferreira (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa).
Vítor Manuel Leal Pereira Neves nasceu em Sortelha, Distrito da Guarda, em 1939. Médico veterinário, escritor e investigador, tem um lugar destacado na defesa do património da Beira Interior, nomeadamente na importância dada ao conceito que, mais tarde, deu origem às “Aldeias Históricas”. Fez o Curso Geral dos Liceus na Guarda. Após ter terminado o Curso Superior de Ciências Médico-Veterinárias, propôs-se ser o primeiro em Portugal a congelar células reprodutoras, na reprodução animal, com vista àquilo que hoje se faz com a espécie humana. Desde cedo se interessou pela investigação histórica, pelo estudo da Arqueologia, Geografia, Turismo e Literatura. Inicialmente escreveu artigos para a imprensa regional. Mais tarde publicou uma vasta obra, de que se destacam os seguintes títulos: “A antiga vila de Sortelha: aldeia-museu de Portugal”, “Amadora: grande e desconhecida”, “Cogitando: poemas”, “Monsarás: pérola alentejana”, “O cromeleque dos Almendres: do enigmatismo ao conhecimento”, “Portas ribeirinhas da Lisboa Medieval”, “Apelidologia popular portuguesa”, “A árvore”, “Vítima inocente: novela”, “Três jóias esquecidas: Marialva, Linhares e Castelo Mendo”, “As aldeias históricas de Monsanto e Idanha-a-Velha, Castelo-Novo e Penha Garcia”, “O Convento dos Capuchos: o que é e o que foi”, “Bandarra e Trancoso: desmistificação das profecias do Bandarra”, “História de Portugal elementar e em verso” e “Um beijo dado tarde demais: romance”. Vítor Pereira Neves é membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias, da Associação de Arqueólogos Portugueses e da Associação Portuguesa de Escritores.