Cultura


Cinco anos passados sobre a edição regular da Invenire (Revista de Bens Culturais da Igreja), o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja inicia, com o volume “Fiat Lux: Estudos sobre manuscritos iluminados em Portugal”, a publicação de um conjunto de números monográficos.
Prosseguindo os objectivos iniciais, de valorização e divulgação do vasto património cultural, artístico e documental da Igreja Católica em Portugal, a revista Invenire procura assim fortalecer os seus contributos na actualização rigorosa do conhecimento em torno deste valioso património.
Publicação com características distintas das da regular sequência semestral (unidade temática; coordenação especializada; comissão científica; 128 páginas; tiragem reduzida) reúne uma série de artigos da autoria de diversos especialistas, baseados em investigações originais.
Este primeiro número especial, inteiramente dedicado à iluminura em Portugal, apresenta um conjunto de catorze estudos, centrados nos diversos aspectos desta arte de ilustrar o livro manuscrito, também ela, uma marca indelével da presença da Igreja na História e na Cultura ao longo de séculos.