Sessão marcada para a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço - Guarda


“1908-1910 - Frades Jesuítas correm Portugal pela muita tinta dos jornais” é o livro de Manuel Peres Sanches que será apresentado por António Rodrigues Lopes, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no dia13 Julho, às 16.00 horas.
O livro faz “viagens” ao final da Monarquia Portuguesa (1890-1910). Trata, na especialidade, a “Questão dos Frades de Aldeia da Ponte”. Vinte e três dias, antes d’ A República, ocorre a expulsão dos Padres Claretianos, que tinham Casa-Mãe, no Colégio de Aldeia da Ponte. Expulsos, como sendo “missionarios hespanhoes, da congregação da Companhia de Jesus, que não tem exisstencia legal no país”, explica o autor.
Para Manuel Peres Sanches, foi o culminar de mais uma questão da “Guerra Religiosa”, que atravessou a Monarquia Constitucional (1820-1910), em que se revelou o poder e a influência da imprensa anticlerical e antijesuítica. Capaz de impor uma ideologia, que conduziu à expulsão, não só dos Padres Claretianos, rotulados de “Frades Jesuítas”, mas também dos Jesuítas, e de outras congregações religiosas.
O livro apresenta notas biográficas de várias Personalidades, daquele tempo, e que estiveram envolvidas, ou foram envolvidas, na “Questão dos Frades de Aldeia da Ponte”. O autor faz referências a D. Tomás Gomes de Almeida, Bispo da Guarda; D. Manuel Vieira de Matos, Arcebispo-Bispo da Guarda; José Gonçalves Leitão, Pároco colado de Aldeia da Ponte e Director Espiritual dos Seminaristas da Guarda; Frei Bento Menni, Fundador do Colégio de Aldeia da Ponte e Fundador de Congregações Religiosas; José Augusto de Castro, Director do Jornal O COMBATE (da cidade da Guarda); José de Lemos, Comerciante, e Presidente da Câmara Municipal da Guarda; Acrísio Tourais, Ajudante do Registo Civil, e Professor; João António Ayres, fotógrafo.
“O livro é o resultado de uma longa investigação que fiz sobre jornais e revistas, e sobre documentos, para procurar saber o que se passou, no Colégio de Aldeia da Ponte”, explica Manuel Peres Sanches.
De acordo com o autor do livro “a Questão dos Frades de Aldeia da Ponte não tem merecido, por parte dos Historiadores, grande atenção”. E acrescenta: “no entanto envolveu monarcas, governos, parlamento e tribunais. Mobilizou, e alimentou, a imprensa, de diferentes quadrantes políticos, durante dois anos, nos anos 1908-1910”.
Na apresentação do livro a animação musical estará a cargo da associação Amigos de Aldeia da Ponte, António Marcos e Fernando Marcos.