De Setembro a Outubro - Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) dedica a programação dos meses de Setembro e de Outubro à guardense Carolina Beatriz Ângelo. Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda a 16 de Abril de 1878. A actividade profissional de Carolina foi conciliada com uma intervenção política e social intensa e marcante. Foi a primeira mulher a votar nas eleições para o parlamento da 1.ª República Portuguesa, em 1911, algo amplamente noticiado em Portugal e felicitado em diversos países do mundo. A BMEL preparou diversas actividades relacionadas com Carolina, entre elas a exposição de BD “Carolina Beatriz Ângelo: pioneira na cirurgia e no voto” de José Ruy que vai estar patente na Sala Tempo e Poesia de 12 Setembro a 27 de Outubro. É composta por 30 pranchas do mais recente álbum do mestre José Ruy. A este propósito vai decorrer um “Encontro com… José Ruy” no dia 16 de Outubro às 10.00 e 14.30 horas para os alunos do 2º e 3º CEB e Secundário, e às 18.00 a apresentação do livro “Carolina Beatriz Ângelo Pioneira na cirurgia e no voto”. José Ruy nasceu na Amadora em maio de 1930. Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo de Mestre Rodrigues Alves, e frequentou habilitação a Belas-Artes. Iniciou-se como desenhador com apenas 14 anos, tendo publicado ao longo da sua carreira mais de 79 álbuns, 48 dos quais em banda desenhada.
De 12 Setembro a 27 de Outubro estará patente na BMEL a exposição “Ecos da Imprensa, Carolina Beatriz Ângelo (1878-1911)”. Carolina foi a primeira mulher portuguesa a votar nas eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, a 28 de Maio de 1911, após a Revolução do 5 de Outubro, tendo conseguido, ao abrigo da lei eleitoral vigente e após disputa com o poder político, favoravelmente arbitrada pelo Tribunal, a inclusão do seu nome nos cadernos eleitorais da Comissão de Recenseamento do 2.º Bairro de Lisboa. Nesta exposição está reunido um conjunto de artigos da imprensa relativos a este facto. O programa da BMEL contempla a conferência “Carolina Beatriz Ângelo – a médica guardense que abraçou a utopia republicana” por Antonieta Garcia no dia 3 de Outubro às 18.00. Antonieta Garcia é Doutorada em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora Associada na Universidade da Beira Interior (Aposentada) desenvolve as suas investigações no âmbito do Judaísmo e das Identidades. Publicou, entre outros, os livros: Carolina Beatriz Ângelo, Médica, Republicana, Sufragista…; Carolina Beatriz Ângelo – Guarda(dora) da Liberdade.
A programação do ciclo dedicado a Beatriz Ângelo prossegue com o espectáculo “O Republicário” pela Casa da Esquina/Ricardo Correia no dia 4 de Outubro com sessões às 10.30 e 14.30, na BMEL, dirigido aos alunos do 3º CEB e secundário. “Nesta República acabadinha de inventar, contamos a história de um vendedor de enciclopédias que percorre, sentado em cima da sua bicicleta, a famosa e enferrujada Princesa, o país de lés-a-lés e que adora ouvir na rádio fado desafiado.”
Outro tema em destaque na programação da BMEL para Setembro e Outubro é a Revolução de Outubro de 1917, que em Outubro comemora o seu centenário, e por isso dedica algumas actividades a este tema, entre as quais, uma mostra bibliográfica “A Revolução de Outubro de 1917” que estará disponível na BMEL entre 2 a 30 Outubro de 2017. A Revolução Russa de 1917 teve por base uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório, resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
A BMEL projecta o filme “O couraçado de Potemkin” de Sergei Eisenstein no dia 11 Outubro às 18.00, que é baseado em factos históricos, relata o motim do navio de guerra Potemkine iniciado quando a tripulação alegadamente recebeu carne podre para jantar. Em outra sessão cinematográfica no dia 25 de Outubro será projectado o filme “Outubro” de Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov. Para completar este tema, a BMEL promove a conferência “Guerra e Revolução na Rússia de 1917” por Fernando Rosas no dia 20 de Outubro às 18.00 horas.