Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço


A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, começa a programação de 2016 com a exposição de colagens No princípio não era o verbo de Miguel Carvalho. Miguel de Carvalho é livreiro antiquário, editor de Debout sur L’oeuf, poeta, criador de objectos e colagista. Publicou poemas, ensaios e imagens no estrangeiro nas revistas ligadas ao movimento surrealista.
No dia 7, às 18.00 horas, será apresentado o nº 8 da colecção Gentes da Guarda. Trata-se da obra Nuno de Montemor: alma brava, meiga, de José Manuel Monteiro.
Será uma abordagem ao percurso de Nuno de Montemor / Joaquim Augusto Álvares de Almeida, escritor de livros, pastor de almas e modelador de corações. Forte beirão dado ao seu semelhante, padre-capelão querido da cidade, raiano de gema e salmodista da plenitude da vida.
No âmbito do projecto de difusão da obra de autores locais A Terra da Escrita realiza-se, nas escolas do 1º CEB, de 11 a 14, uma oficina de animação tipográfica por Joana Monteiro do Clube dos Tipos, dirigida a alunos do 4º ano.
Ainda no mesmo âmbito, nos dias 13 e 26, o autor Jorge Carvalheira vai encontrar-se com alunos da Escola Carolina Beatriz Ângelo (dia 13) e com alunos da Escola de S. Miguel (dia 26).
O Director do Arquivo Distrital da Guarda, Levi Coelho, vai ser o convidado de A vida dos livros. A conversa, do dia 14, às 18.00 horas, será sobre os fundos e colecções existentes no Arquivo.
Vozes ao alto é o nome da oficina que Helena Neves vai orientar nos dias 16 e 17, dirigida a professores, animadores, locutores e todos quantos necessitem usar a voz. Esta iniciativa tem como principal objectivo contribuir para a aquisição de competências ao nível da emissão vocal e da consciencialização da relação Corpo-Voz.
No dia 19, às 18.00 horas, decorrerá mais uma conversa informal do ciclo A minha vida dá um livro. António Monteiro Igreja, fundador da primeira loja de instrumentos musicais da Guarda, vai à BMEL contar, entre outras histórias, como o nome da loja sofreu uma pequena alteração, devido a um erro tipográfico.
No dia 26, pelas 10.30 e 14.30 horas, decorrerão duas sessões de Encontro com… Fernando Jorge Santos Costa com a participação de alunos do 4º (1º CEB) e 5º ano (2ºCEB).
Fernando Jorge Costa é autor de várias obras cuja temática está relacionada com o distrito da Guarda. É ainda autor de vários livros de banda desenhada.
No mesmo dia, às 18.00 horas, realiza-se mais uma tertúlia de Guarda: a memória – Lendas da Guarda, tendo como ponto de partida o livro Lendas do Distrito da Guarda de Fernando Jorge Santos Costa.
Quanto às iniciativas do Serviço Educativo, nos dias 4, 11, 18 e 25, a BMEL vai ao Serviço de Pediatria do Hospital Sousa Martins contar histórias às crianças internadas no referido serviço.
Nos dias 5, 7, 18, 19 e 20, a Biblioteca da Guarda apresenta uma criação própria, a peça A galinha romântica, de Natércia Rocha, em teatro de sombras.
A iniciativa Em família…na biblioteca realiza-se no dia 30 de Janeiro. Trata-se de um encontro com miúdos e graúdos, onde se ouvem histórias e se partilham leituras em família e não só…