Cerimónia decorreu em Lisboa
O filósofo, historiador e escritor Jesué Pinharanda Gomes, natural de Quadrazais, concelho do Sabugal, foi condecorado, a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 7 de Outubro, no Palácio da Independência, em Lisboa.
A sessão de Homenagem começou com as palavras de boas-vindas pelo Presidente da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, José Alarcão Troni, a que se seguiram as intervenções do Presidente do Movimento Internacional Lusófono e promotor da homenagem, Renato Epifânio, e do Organizador da obra “Álvaro Ribeiro, Mestre da Arte de Filosofar” de Pinharanda Gomes, Elísio Gala.
O Presidente da República usou depois da palavra, tendo no final da sua intervenção entregue as insígnias de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada à viúva do homenageado, Judite da Conceição Santos.
A cerimónia de condecoração foi precedida de uma sessão evocativa e de celebração dos 80 anos de Jesué Pinharanda Gomes, com testemunhos de amigos e de individualidades da academia, da filosofia e da cultura.
O Município do Sabugal fez-se representar na cerimónia por António Robalo, presidente da Câmara Municipal, Manuel Meirinho, presidente da Assembleia Municipal, e Norberto Manso, adjunto do presidente da Câmara Municipal.