Centro de Estudos Ibéricos


O Prémio Eduardo Lourenço 2018 foi entregue na última sexta-feira, 7 de Setembro, a Basílio Losada Castro, escritor, crítico literário, tradutor e académico galego, que o considerou “um prémio muito importante”.
A cerimónia contou com a presença de Eduardo Lourenço, ensaísta português, natural de S. Pedro do Rio Seco, concelho de Almeida, que dá nome à Biblioteca e ao Prémio. Sobre o galardoado disse tratar-se de uma “espécie de enciclopédia viva” que “tem uma obra incrível, de traduções que nunca mais acabam”.
Na sessão também estiveram presentes os membros da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos (Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Reitor da Universidade de Coimbra, Reitor da Universidade de Salamanca e Presidente do Instituto Politécnico da Guarda).
Jordi Cerdà, professor catedrático da Universidade de Barcelona, fez o elogio à obra de Basílio Losada.
Este ano, o júri do Prémio foi constituído, entre outros, além dos membros da direcção do CEI, por quatro personalidades convidadas: Fernando Paulouro das Neves (Prémio Eduardo Lourenço 2017) e Raquel Freire, indicados pela Universidade de Coimbra, e por Sonsoles Sánchez-Reyes Peñamaría e Soledad Murillo de la Veja, indicados pela Universidade de Salamanca (Espanha).
O Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, é atribuído anualmente pelo Centro de Estudos Ibéricos, com sede na Guarda, e visa galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. De acordo com o regulamento “as candidaturas ao prémio são propostas por instituições ou pessoas, acompanhadas do curriculum do candidato e da documentação que os proponentes considerem útil e pertinente para a decisão do Júri”.
O Prémio Eduardo Lourenço, instituído, em 2004, pelo Centro de Estudos Ibéricos, já foi entregue às seguintes personalidades: Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática de Cultura Greco-Latina (2004), Agustín Remesal, Jornalista (2006), Maria João Pires, Pianista (2007), Ángel Campos Pámpano, Poeta (2008), Jorge Figueiredo Dias, Professor Catedrático de Direito Penal (2009), César António Molina, Escritor (2010), Mia Couto, Escritor (2011), José María Martín Patino, Teólogo (2012), Jerónimo Pizarro, Professor e Investigador (2013), Antonio Sáez Delgado Professor e Investigador (2014), Agustina Bessa- Luís, escritora (2015), Luis Sepúlveda, escritor (2016), Fernando Paulouro Neves, jornalista e escritor (2017) e Basílio Losada Castro (2018).