Cultura


A escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís foi a galardoada com o Prémio Eduardo Lourenço 2015. A decisão foi anunciada na sexta-feira, dia 24 de Abril, por Victor Amaral, vereador da Educação, Cultura e Turismo da Câmara da Guarda, que presidiu, em representação do presidente da Câmara Municipal da Guarda, à reunião do júri realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos (CEI, na Guarda.
O júri decidiu atribuir o Prémio a Agustina Bessa-Luís “em reconhecimento da sua grande projecção nacional e internacional, expoente máximo da cultura portuguesa e ibérica”, e valorizou na sua obra a profunda consonância com a grande tradição cultural ibérica, capaz de integrar e compreender Cervantes e Fernão Mendes Pinto, Nuno Gonçalves e Vélasquez.
O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, disse na ocasião aos jornalistas que a escritora Agustina Bessa-Luís é “um dos expoentes máximos da literatura portuguesa, mas na realidade universal, do século XX”. “Deu à literatura portuguesa uma latitude, enfim, notável, que todos reconhecem, criou um imaginário simbólico próprio. Não é por acaso que é uma das autoras mais estudadas até no ensino básico e secundário, porque, de facto, é uma referência da língua portuguesa”, acrescentou.
Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, celebrizada pelo pseudónimo literário Agustina Bessa-Luís, nasceu em 1922, em Vila Meã, Amarante. A escritora é uma figura referencial da literatura portuguesa e da língua portuguesa, tendo a sua obra ancorado a produção literária das últimas décadas e inspirando escritores, ensaístas e leitores.
O Prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e director honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas.
Para além do vereador da Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Guarda, o júri que decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2015, era formado por João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, María Ángeles Serrano, Vice-Reitora da Universidade de Salamanca, Valentín Cabero e Fernando Rodríguez de la Flor, professores da Universidade de Salamanca, Manuel Santos Rosa e Pedro Pita, professores da Universidade de Coimbra, e por mais três personalidades convidadas: Santos Justo e Pedro Bingre do Amaral (indicados pela Universidade de Coimbra) e José Luis Puerto (indicado pela Universidade de Salamanca).
A sessão solene de entrega do galardão terá lugar, na Guarda, em data a anunciar.